Buscar

Workshop de Vinhos: Tintos, Brancos, Rosés e Espumantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

WORKSHOP: VINI, TERROIR E STILI.
Esse Workshop foi oferecido pela Sensory Business e Cias Innovatio (Centro Italiano de Analisi Sensoriale) e ministrada pelo professor Marcelo Vargas. 
O workshop foi realizado em três aulas, sendo elas divididas da seguinte forma:
AULA 1: VINHOS TINTOS
As divisões dos tipos de vinhos tintos: tinto leve, tinto médio e encorpado.
O processo da produção ao consumo pode ser dividido da seguinte forma: Colheita; desengace; fermentação e maceração; prensagem; filtragem; amadurecimento; engarrafamento e por fim o consumo. 
O vinho tinto escolhido para degustação foi o Cabernet Franc, que se colocássemos em uma escala de “fraco para forte”, teria a seguinte analise: cor (forte), aroma (médio), álcool (de médio para forte), corpo (médio) e acidez (alta). 
AULA 2: VINHOS BRANCOS E ROSÉS
As divisões dos vinhos brancos acontecem da seguinte forma: branco leve, banco mais aromas, branco encorpado e rosé. 
As uvas brancas mais cultivadas do mundo são: Airén, Chardonnay e Sauvignon Blanc. 
O processo de elaboração é dividido da seguinte forma: colheita, seleção, prensagem, fermentação, blend, estabilizações, amadurecimento, filtragem, engarrafamento e consumo. 
O vinho branco pode apresentar cores diversas como: esverdeado, palha, dourado e âmbar. Outro detalhe é que o clima pode alterar suas propriedades, por exemplo: em um clima mais fresco o vinho vai se apresentar com menos álcool, menos corpo e mais acidez; Já em clima mais quente ele terá mais álcool, mais corpo e menos acidez. 
AULA 3: ESPUMANTES E NOVOS ESTILOS
O espumante pode ter diversos estilos, como: intensos e complexos, estruturados e cremos, jovem e frutado, leve e fresco, e doces e aromáticos. 
A produção do espumante acontece da seguinte forma: colheita, prensagem, fermentação, vinho base, blend, licor tiragem, 2ª fermentação, autólise, licor dosage e consumo. 
Existe uma nova tendência na produção de espumantes, onde se aposta muito em suas características visuais, como as cores rosé e laranja, maior produção de borbulhas e principalmente uma menos interferência em sua produção como, por exemplo, os vinhos orgânicos, biodinâmico e silvestre.

Continue navegando