Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prova de "Organização do Trabalho"
 
1 - Em relação à organização do trabalho, é correto afirmar que: (Valor: 1)
A) 	É o conjunto de relações sociais que dizem respeito à especificação dos conteúdos do trabalho, métodos e relações entre os ocupantes de cargos em uma estrutura organizacional e sistema de produção.
B) 	É uma condição natural eterna da vida humana na relação entre Homem e natureza.
C) 	Sempre foi considerada uma disciplina.
D) 	Não é um conteúdo importante na análise das condições de trabalho e saúde dos indivíduos.
2 - Em relação ao processo de reestruturação produtiva é correto afirmar que: (Valor: 1)
A) 	Não há evidências de que a reestruturação produtiva contribua para a diminuição do preconceito sobre o trabalho feminino.
B) 	Há evidências de que a reestruturação produtiva contribua para a diminuição do preconceito sobre o trabalho feminino.
C) 	Contribui para a diminuição do preconceito nos cargos superiores.
D) 	Contribui para a diminuição do preconceito no chão-de-fábrica.
3 - Artigo na revista "Fortune", em 1970, revelou que a taxa de absenteísmo dobrara na GM e na Ford "nos últimos dez anos". As faltas no trabalho atingiam seu pico nas segundas e sextas-feiras, alcançando 10% dos horistas. Os atrasos também cresciam, "o que dificulta o início do trabalho nas linhas de montagem. O clima de tensão é maior nas fábricas, com reclamações e brigas constantes". O artigo refere-se: (Valor: 1)
A) 	À falta de castigos e controles eficientes nas empresas nessas décadas.
B) 	À crise do Fordismo.
C) 	À crise do Toyotismo.
D) 	À preguiça inata dos trabalhadores realizarem seu trabalho.
4 - Assinale a assertiva INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	A era da acumulação flexível se apresenta como forma de superação da crise capitalista evidenciada a partir de 1973, representada pela crise do petróleo e pela estagflação. A partir dela, o mercado gradativamente passou a não mais comportar a produção massiva do modelo fordista, gerando desequilíbrio entre produção e consumo, tornando-se instável.
B) 	Como é no mercado que o capitalista alcança o lucro, pela comercialização das suas mercadorias e de seus serviços, é ele que informa todo o eixo de organização produtiva, impondo, assim, a necessidade de alteração do modo de produção, pela sua flexibilização, sendo preciso também flexibilizar a exploração dos fatores de produção, dentre os quais a força de trabalho, o que explica a necessidade de desregulamentação da legislação.
C) 	A globalização neoliberal é resposta econômica à crise, decorrendo da necessidade de o capital intensificar a exploração dos mercados existentes e de explorar novos mercados, sempre com o objetivo de garantir a permanência do processo de acumulação e da centralização de capital, tendência que o sistema capitalista revela desde sua gênese.
D) 	Assim, no regime de acumulação flexível, apenas o mercado é flexível, mas não a produção, o que não impõe a exploração flexível da força de trabalho, de tal forma que as instituições jurídicas rígidas do modelo fordista ficam preservadas, ou seja, deve haver o mínimo de desregulamentação possível da legislação trabalhista.
5 - A ergonomia tem mostrado que movimentos repetitivos, emprego de força, posturas incorretas no trabalho, fatores ligados à organização da atividade e ao ambiente ocorrem com frequência em toda atividade industrial e podem causar problemas de saúde no trabalhador, aumentar o absenteísmo e afetar até suas atividades da vida diária. A partir disso assinale a alternativa correta: (Valor: 1)
A) 	O uso de automação diminui os problemas de saúde.
B) 	O ritmo de trabalho e a alta repetição são determinados pela forma como o trabalho está organizado. Outros fatores como o conteúdo mental das tarefas, o grau de flexibilidade da ação do trabalhador, a pressão em relação à produção e a qualidade da comunicação entre empregados e chefias também são fatores de risco para problemas de saúde.
C) 	O uso de automação diminui o ritmo de trabalho.
D) 	A reestruturação produtiva melhora as condições do ar bem como diminui os ruídos.
6 - Em relação ao conceito trabalho é correto afirmar que: (Valor: 1)
A) 	As questões culturais e simbólicas não são importantes, pois se trata de uma unidade produtiva.
B) 	Por tratar-se de uma unidade produtiva, não se devem considerar os aspectos simbólicos na análise das condições de trabalho.
C) 	O trabalho está estreitamente relacionado aos aspectos culturais e simbólicos.
D) 	É o mesmo que o conceito de emprego.
7 - A rigidez do taylorismo/fordismo (na padronização de produtos) é incompatível com as novas formas de exigência do mercado concorrencial listadas a seguir, com EXCEÇÃO de: (Valor: 1)
A) 	Lançamento acelerado de novos modelos.
B) 	Produtos personalizados.
C) 	Prazos de entrega cada vez maiores.
D) 	Variação das características dos produtos segundo os gostos dos consumidores.
8 - Em relação às qualificações exigidas em meio ao processo de reestruturação produtiva na economia globalizada, é certo afirmar que: (Valor: 1)
A) 	Estudos de caso têm demonstrado incipientes iniciativas de garantia da educação básica, convencional, para os trabalhadores nas empresas por parte das gerências de recursos humanos. A preocupação declarada tem sido a de adaptar os conhecimentos da mão-de-obra para dar conta dos novos requisitos técnicos da produção automatizada e da gestão do trabalho.
B) 	Estudos de caso têm demonstrado iniciativas de aumento da educação básica, convencional, para os trabalhadores nas empresas por parte das gerências de recursos humanos. A preocupação declarada tem sido a de melhorar os conhecimentos de forma a melhorar as condições dos trabalhadores.
C) 	Estudos de caso têm demonstrado iniciativas de aumento da educação básica, convencional, para os trabalhadores nas empresas por parte das gerências de recursos humanos. A preocupação declarada tem sido a de melhorar a educação e os conhecimentos em prol da sociedade.
D) 	Cursos de formação e qualificação não são mais necessários com a reestruturação produtiva.
9 - A diferença de objetivos entre o capital e o trabalho implica diferentes avaliações de eficiência e produtividade. Assinale a alternativa INCORRETA: (Valor: 1)
A) 	Um aumento do salário implica redução de eficiência para o capital e aumento de eficiência para o trabalho.
B) 	Um aumento de preço implica aumento de eficiência para o capital e redução de eficiência para o trabalho.
C) 	A existência do desemprego é eficiência para o capital e ineficiência para o trabalho.
D) 	As desigualdades na distribuição de renda é ineficiência para o capital e eficiência para o trabalho.
10 - Com o processo de flexibilização produtiva e internacionalização do capital ocorrido nos últimos anos no Brasil, podemos observar, com EXCEÇÃO: (Valor: 1)
A) 	Um aumento do processo de reestruturação.
B) 	O aumento da Produtividade.
C) 	O aumento da mecanização.
D) 	A melhora considerável das condições de saúde dos trabalhadores da produção.

Outros materiais