Buscar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 3


Prévia do material em texto

AE2
Estágio Supervisionado III
Módulo 53/2021
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM 
DANIELA CHAVES RODRIGUES MORAES 
O trabalho aborda sobre a importância do brincar na educação infantil, assim como a relevância do desenvolvimento e aprendizagem no ambiente escolar. Apresenta como objetivo demonstrar a importância da elaboração de atividades pedagógicas levando em consideração o brincar como pratica que auxilia no processo de aprendizagem. Desta forma, justifica-se que é fundamental a contribuição do brincar para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar.
O brincar faz parte do dia a dia, capaz de proporcionar as crianças autonomia, criatividade, identidade, imaginação, socialização. Por essa razão é importante que o professor busque utilizar como ferramenta para as atividades educativas as brincadeiras, pois a mesma contribui para o desenvolvimento, aprendizagem e habilidades que devem ser vivenciadas na infância. Segundo Brasil (1998, p. 22)
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais.
Logo, o brincar é indispensável na educação infantil, pois permite ao professor compreender a realidade das crianças criando oportunidades para que elas construam seus conhecimentos e serve como suporte para o desenvolvimento de sua personalidade. Na educação infantil o brincar se completa com o cuidar e o educar, juntos contribuem para a construção do desenvolvimento, conhecimento, autonomia da criança, sendo assim cabe ao professor propiciar práticas que envolvam brincadeiras para que as crianças se desenvolvam no seu cotidiano. Gouveia, (2013, p. 8,9) acrescenta:
[...] É em momentos simples, como no ato de brincar que a criança aprende, é educada e cuidada, pois nestes espaços lúdicos ela se socializa com a outra e é instigada a ser autônoma, ativa, responsável, aprende a ouvir, a lidar com o mundo, pensa em equipe, faz-se ouvir e forma sua personalidade.
Desta maneira o brincar, cuidar e educar estimula o desenvolvimento, a construção dos saberes, e a interação entre aluno e professor compreendendo a dimensão do espaço e tempo integral proporcionando concepções sobre a infância com relação entre as classes sociais e o ensino aprendizagem.
Este estudo teve como objetivo demostrar que o brincar é imprescindível no processo do trabalho pedagógico contribuindo no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Desta forma, conclui-se que o brincar em conjunto com o cuidar e o educar é uma ferramenta fundamental utilizada no cotidiano da educação infantil criando oportunidades de interação.
REFERÊNCIAS
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto Secretária de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: Mec / SEF, 1998.
Gouveia, Fernanda Ângela Dos santos. Cuidar, educar e brincar: uma relação possível na creche. Orientador: Ma. Héllida Alcântara Araújo.2013. 30 f. tcc(Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
FORMATAÇÃO DO TEXTO:
ESPAÇAMENTO ENTRE LINHAS DO TEXTO: 1,5 CM 
ESPAÇAMENTO DAS REFERÊNCIAS: SIMPLES 1,0 CM
RECUO DE 1,25 CM DA MARGEM ESQUERDA NA PRIMEIRA LINHA DE CADA PARÁGRAFO
FONTE ARIAL, TAMANHO 12
MÍNIMO DE PÁGINAS: 1 PÁGINA, CONTANDO COM AS REFERÊNCIAS. 
MÁXIMO DE PÁGINAS: 2 PÁGINAS, CONTANDO COM AS REFERÊNCIAS
RETIRE AS ORIENTAÇÕES QUE ESTÃO NO DECORRER DESTA FOLHA TIMBRADA E SUBSTITUA PELO SEU TEXTO. LEMBRE-SE DE RETIRAR TODAS AS MARCAÇÕES EM COLORIDO TAMBÉM. O SEU TEXTO NÃO DEVE ESTAR VERMELHO.
 
	CRITÉRIOS AVALIATIVOS DA ATIVIDADE DE ESTUDO 2 - AE2 – PARA CORREÇÃO DA PESQUISA E PRODUÇÃO DE TEXTO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III 
	CRITÉRIOS
	Valor do critério
	A sua Nota
	1. CONTEÚDO: equilíbrio entre o tema proposto e o desenvolvimento do texto; fundamentação teórica consistente; uso de citações – direta e indireta de 2 obras de autores diferentes; seguir as normas da ABNT para citações diretas, citações indiretas, citações de citações e referências. 
	3,0
	
	2. ESTRUTURA do GÊNERO SOLICITADO: apresentar o tema; o objetivo (verbo no infinitivo); a justificativa do texto; o desenvolvimento com coesão e coerência; considerações finais: resumo final das principais ideias apresentadas no decorrer do texto e o seu posicionamento a respeito do assunto abordado.
	1,0
	
	3. CARACTERÍSTICAS DE REDAÇÃO CIENTÍFICA: apresentar uma argumentação com base em citações para o desenvolvimento do texto. Utilizar citações diretas ou indiretas ao longo de todo o texto, evitando parágrafos com senso comum.
	1,0
	
	4. ORTOGRAFIA: ortografia e conjugação dos verbos de modo correto. Clareza e coerência entre as ideias argumentadas nos parágrafos.
	1,0
	
	5. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO GRÁFICA: formatação do texto dentro das normas da ABNT (tipografia e tamanho da fonte, margens da página, espaçamento entre as linhas nos parágrafos, citações recuadas, entre outros). 
	1,0
	
	6. CASOS EM QUE A ATIVIDADE PODE SER ZERADA: cópias indevidas (plágio acadêmico) e fuga do tema.
	0,0
	
	ARQUIVOS ENVIADOS EM FORMATO PDF: não serão corrigidos.
	
	
	NOTA FINAL
	7,0