Buscar

TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Karen Hellen Silva
Turma: 8° período em administração
Matéria: Tópicos em Administração
Administração em um Cenário de Pandemia
Em um cenário de pandemia da COVID-19, a função de administrar tornou-se um desafio para os profissionais da área. Diante de uma crise sanitária e econômica, as diferentes abordagens teóricas e metodológicas têm sido adotadas para sobrevivência das organizações, com o propósito de identificar as melhores e práticas em um contexto diferente, compondo um movimento estratégico de planejamento, pois a administração poderá reconhecer diferentes modos de administrar adequados para o momento pandêmico, de acordo com a realidade de cada organização.
No Brasil, há uma preocupação compartilhada acerca do teor da prática administrativa e de seu objeto de estudo. A existência das mais diversas abordagens teóricas produz uma complexificação do processo de produção de conhecimento na área. No entanto, não existe um padrão a ser seguido e sim orientações para que as adversidades impostas pelo isolamento social, sejam enfrentadas e todas as atividades da empresa continuem fluindo sem muitos prejuízos. Para que isso aconteça, os profissionais da administração precisam rever o planejamento e a organização do trabalho, e tudo isso de forma muito rápida. 
Portanto, os principais ensinamentos repassados no curso de Administração, são a base para saber lidar com as diversas adversidades encaradas no dia a dia das empresas, pois muito se ouviu sobre a premissa básica da administração que é Planejar, Organizar, Dirigir, Controlar e Coordenar, assim como Comunicação, Participação, Envolvimento. Para enfrentar esse novo cenário, é essencial conciliar as premissas básicas e as novas estratégias de mercado, pois mesmo os administradores sendo profissionais capacitados para atuarem em diferentes áreas de uma mesma empresa, os desafios são grandes e dos mais diversos, a começar pelo distanciamento social e a necessidade de administrar tudo à distância. 
De repente, a gestão de empresas passou a ser feita dentro de casa e os administradores estão tendo de buscar cada vez mais conhecimentos e ferramentas para administrar recursos financeiros e humanos, organizar metas a curto, médio e longo prazo, realizar o controle de compras e vendas, entre outras atividades da profissão.
Outro ponto importante, os planejamentos de médio e longo prazo deram lugar ao planejamento de curto prazo, pois uma decisão tomada hoje não se sabe se será válida amanhã, pois a cada momento surge uma restrição imposta pelas autoridades federais, estaduais, municipais ou jurídicas, dependendo do avanço da doença em cada estado ou município.
Portanto, a informação nesse momento é essencial, pois os gestores precisam ficar atentos aos movimentos o tempo todo, pois dependendo da atividade que sua empresa exerça, uma matéria prima necessária a sua produção ou um produto que ele deva fazer entrega, poderá chegar ou não ser entregue devido a uma barreira sanitária ou sistema de isolamento onde não seja permitida a entrada de pessoas ou produtos oriundos de outro estado ou município. 
Outra realidade vivenciada nas organizações é o home office, que foi uma das melhores opções para isolamento dos colaboradores e segurança de todos, sem que fosse necessário parar atividades empresariais, inclusive muitas organizações deverão manter esse modelo após o término da pandemia, devido a redução dos custos e aumento da produtividade.
Os gestores foram desafiados diversas vezes desde do início da pandemia, mas pode-se dizer que aqueles que aplicaram os conceitos da administração e planejaram suas ações, obteram sucesso, por outro lado, com as restrições, os varejistas tradicionais tiveram uma queda enorme nas vendas, os pedidos para ficar em casa praticamente paralisaram o mercado e muitas empresas infelizmente fecharam as portas.
 Dentro desse contexto, o marketing digital foi um subsistema da administração muito utilizado no decorrer dos últimos meses, para atrair os clientes através das plataformas digitais, mesmo diante de uma crise mundial. Essa ferramenta de gestão possui um potencial enorme para agregar valor, alinhar a marca a novas tendências do mercado e impulsionar as vendas.
Sendo assim, neste momento o marketing digital passou a ser um pré-requisito básico para atravessar a crise e se manter relevante para o público e mercado. Muito mais do que alavancar vendas e fazer propagandas, o marketing digital cumpre um papel fundamental de reforçar seus respectivos posicionamentos, conquistando e fidelizando novos clientes.
À medida que mais empresas entram no mercado online, a competição por tráfego se torna ainda maior e as marcas menores enfrentam o desafio de serem encontradas por compradores online. Por esse motivo, o marketing digital é fundamental para construir o reconhecimento da marca e aumentar o tráfego para sites de negócios.
Uma estratégia abrangente de marketing digital começa com a criação de um site otimizado para busca e inclui uma presença ativa na mídia social. Enquanto muitas pequenas empresas se concentram em esforços de marketing, como mídia social e alcance tradicional, a mídia paga está se tornando mais importante na luta pela atenção do cliente online. 
O marketing digital está rapidamente se tornando uma habilidade obrigatória que os empregadores procuram. À medida que o mercado muda, a atração para os negócios online torna imperativo que as empresas dominem o marketing e a publicidade digital. Aqueles que não o fizerem serão deixados para trás, especialmente em tempos como a pandemia do coronavírus.
Sem dúvida, marketing digital é de suma importância. Isso porque ele tem a capacidade de gerar estratégias infalíveis para captação do público e estabelecer o relacionamento com o cliente no mundo virtual. Com conteúdo relevantes e publicações constantes nas redes sociais, site, ou blog, a indústria conquista a interação do cliente e aumenta a probabilidade de fidelização.
Além do mais, são canais de fácil acesso e que otimizam o tempo do público no momento que necessita sanar dúvidas ou obter informações de determinado produto, como preços, utilidades, vantagens, para concretizar a compra online.
Portanto, o principal desafio a partir de agora, é analisar os erros e acertos que houveram durante esse tempo de pandemia saber identificar as oportunidades que essa crise trouxe até aqui, pois assim como várias empresas acabaram paralisando suas atividades diante dos prejuízos, várias outras se reinventaram e estão aproveitando os novos nichos de mercado que surgiram. 
Serão novos tempos, novos mercados, mas principalmente uma nova maneira de trabalhar e gerir as equipes de trabalho. Num mundo cada vez mais globalizado onde as pessoas estão conectadas com tudo e com todos ao mesmo tempo, onde as informações surgem rápidas demais, os administradores não poderão ficar alheios ao tempo e não se adequarem à realidade vivida nos dias de hoje.

Continue navegando