Buscar

Por sermos humanos, nós expressamos as condições materiais e de existência de cada época.

Fomos formando opiniões e identidade acerca do que vivemos com nossos familiares, colegas de escola, professores, enfim, nossas expressões se constituem de uma gama de experiências vivenciadas com outros. É sob essa mesma condição que nós, professores, comunicamos os valores que representam nossa identidade, como parte da sociedade a que pertencemos. Socialmente, propagamos nossos valores, crenças e hábitos. Nossas palavras e ações vão constituindo os seres mais jovens, ou seja, as crianças recebem a influência do comportamento, hábitos e costumes das sociedades em que estão inseridas. Do mesmo modo, os movimentos socioespaciais, como turismo, migrações, meios de comunicação, contribuíram para as mudanças de concepções sociais com as trocas de informações em diferentes culturas. Do ponto de vista físico-corporal, hoje, estamos libertos dos sacrifícios, da dor, da humilhação, do medo e do castigo. Sabe-se que hoje existe um outro olhar para com as pessoas com deficiência, assim sendo, assinale a alternativa correta:

A - Hoje, ainda existem situações de castigos e açoites em que as pessoas com deficiência sofrem, visto que são consideradas ‘do mal’.

B - Hoje, as pessoas com deficiência são tratadas da mesma maneira que na Antiguidade.

C - Hoje, buscamos qualidade de vida e oportunidades para as pessoas que não possuem dificuldades e/ou alguma deficiência.

D - Hoje, lutamos contra todas as formas de discriminação, injustiças e desigualdades sociais e pela garantia dos direitos à dignidade de todas as pessoas.

E - Hoje, percebe-se que a exclusão de pessoas com deficiência é nítida em escolas de nosso país e, este problema ainda os acompanha na vida adulta.