Buscar

Manufatura Assistida por Computador - Atividade 3

As empresas fabricantes CNC, em sua maioria, utilizam sua programação padronizada pela International Organization for Standardization (ISO), que é adotada nas máquinas e/ou ferramentas. A linguagem “G” é a utilizada na programação e possui comandos e/ou funções básicas que são universais e padronizados para os fabricantes.

Mas, de qualquer forma, os fabricantes de equipamentos CNC possuem um percentual de funções que podem ser específicas de seus equipamentos, já que ela mesma informa os seus clientes, através de seu manual de programação. Para auxiliar a programação CNC, existem também os códigos “M”, que são comandos utilizados para controlar o movimento das máquinas; mas não se confunda, eles não estão ligados à movimentação e ao controle dos eixos. Dessa forma, os programadores criam os códigos CNC para enviar as instruções para os equipamentos realizarem suas tarefas, que também são conhecidos como ciclos de operação.

Sendo assim, explique a diferença entre os ciclos de furação, roscamento e faceamento.

💡 1 Resposta

User badge image

Bill Silva

A programação de ciclos no torno CNC está diretamente ligada á codificação criada para a realização de tarefas que podem ser realizadas em processos industriais. Os ciclos podem ser combinados em uma mesma peça, desta maneira a peça também pode passar por diversos ciclos que podem ser ou não realizados na mesma máquina em um centro de usinagem.

 

Ciclo de Furação

 

O processo de fabricação mecânica que envolve a realização de um furo em uma peça fazendo uso de uma ferramenta chamada broca é conhecida como: usinagem de furação. Existem diversos tipos de brocas, porém a mais utilizada nos processos de furação é a broca helicoidal. Está broca pode ser utilizado tanto para furos curtos como para furos mais profundos, além de ser uma ferramenta de geometria definida, é possível encontrar perfis diversificados para os mais variados tipos de furos.

As principais ferramentas (brocas) utilizadas no ciclo de furação:

1-   Furação (broca);

2-   Furação com pré-furo;

3-   Furação escalonada;

4-   Trepanação;

5-   Escareamento;

6-   Furação de centros.

É recomendado que a realização do ciclo de furação seja realizada ao final do processo de manufatura ou antes do ciclo de acabamento.

 

         Ciclo de Rosqueamento

 

O principal objetivo no processo de usinagem de rosqueamento é conseguir “filetes”, com o auxílio da abertura de sulcos em formato “helicoidais” e uniformes, em superfícies cilíndricas ou cônicas. Diferentemente do processo de furação quando a ferramenta roda e fura a peça, no processo de rosqueamento a peça e/ou ferramenta gira enquanto elas se deslocam simultaneamente, em uma trajetória retilínea paralela e/ou inclinada ao eixo de rotação do torno CNC. Além disso no ciclo de rosqueamento comparado ao ciclo de furação necessita de mais de um bloco de programação, podendo necessitar de quatro a cinco blocos de programação conforme a necessidade da peça, sendo desta forma denominado ciclo de repetição múltiplo. Este ciclo é considerado complexo, não só pela dificuldade de programação, mas por causa das poderosas características internas, sendo utilizados pelos comandos GE Fanuc em dois formatos, conforme o modelo do torno CNC.

 

Ciclo de Faceamento

 

O ciclo de faceamento é utilizado para facear ou acanalar peças, sem que o programador necessite repetir toda a sequência de movimento da ferramenta. O trajeto da ferramenta geralmente paralelo ao eixo X. Após a execução do ciclo, a ferramenta retorna automaticamente ao ponto inicial do ciclo. Nesse ciclo a ferramenta se desloca no sentido normal do eixo da rotação da peça. Isso pode ocorrer de forma externa e/ou interna na usinagem da peça.

Diferentemente dos ciclos anteriores, são utilizadas ferramentas especificas para facear, desta forma o corte torna-se mais suave, devido às intervenções da ferramenta, que são direcionadas de forma uniforme a parede da peça. Desta forma é possível reduzir o nível dos riscos de vibrações que podem danificar a peça e/ou a ferramenta.

No ciclo de furação a peça é furada pela ferramenta. Já no ciclo de rosqueamento é realizado filetes na peça, que peça e/ou ferramenta gira enquanto elas se deslocam simultaneamente. Já para o ciclo de faceamento a ferramenta é posicionada no comprimento do primeiro passe de desbaste a ser realizada. Após a execução do ciclo, a ferramenta reforma automaticamente ao ponto do posicionado (posição inicial ou zero).

Existe ainda o ciclo de facemento paralelo ou canais que pode ser utilizado para facear ou acanalar peças, sem que o programador necessite repetir toda a sequência de movimentação da ferramenta.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais