Buscar

A maneira de pesquisar o sinal de Babinski é? Matéria métodos e tencniaa de avaliação e exames complementares

Respostas

User badge image

Vanessa Porto

O sinal de Babinski, também conhecido como reflexo cutâneo-plantar extensor, é um importante elemento semiológico que indica lesão neurológica importante. Foi descrito inicialmente pelo neurologista polonês Joseph Babinski (1857-1932) e se tornou um dos maiores marcos da semiologia neurológica.

Na prática, para pesquisar o sinal de Babinski, você deve utilizar um objeto levemente pontiagudo, por exemplo, uma caneta, e direcioná-lo no sentido latero-medial, como que em direção ao dedão do pé. Em indivíduos normais, ocorre flexão plantar, isto é, o hálux é “fletido para frente”, enquanto em indivíduos com lesão do trato corticoespinhal, ocorre a flexão dorsal – extensão do hálux.

Vale ressaltar que esse sinal pode estar presente em crianças com até 2 anos de idade e não denota lesão subjacente, uma vez que nestes a mielinização da via piramidal ainda não está completa. No entanto, quando o reflexo de Babinski continua a se apresentar no paciente adulto ou surge durante sua adolescência ou vida adulta, ele se torna um sintoma de problemas neurológicos e de outras doenças que podem trazer consequências para o cérebro e a medula espinhal.
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando