Buscar

Antioxidantes: vários antioxidantes têm sido utilizados para minimizar o estresse oxidativo, e consequentemente, os danos provocados pelo exercício

💡 2 Respostas

User badge image

Kelly Cristina

O estresse oxidativo ocorre quando há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de neutralizá-los com antioxidantes endógenos e exógenos. Durante o exercício físico intenso, há um aumento na produção de radicais livres, o que pode levar ao estresse oxidativo e danos celulares.

Para minimizar esses danos, os antioxidantes podem ser utilizados como uma estratégia para neutralizar os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo induzido pelo exercício. Alguns exemplos de antioxidantes que têm sido estudados incluem vitamina C, vitamina E, selênio, polifenóis e carotenoides.

Estudos mostram que a suplementação com antioxidantes pode ter um efeito protetor contra o dano oxidativo causado pelo exercício, melhorando a recuperação muscular e reduzindo a fadiga. No entanto, é importante notar que o excesso de antioxidantes pode ter efeitos negativos na saúde e no desempenho físico, e que a ingestão de antioxidantes deve ser equilibrada e individualizada para cada pessoa.

Referência:

Gomez-Cabrera, M.C., Domenech, E., & Viña, J. (2008). Moderate exercise is an antioxidant: upregulation of antioxidant genes by training. Free Radical Biology and Medicine, 44(2), 126-131.

0
Dislike0
User badge image

Núbia Figueira

O estresse oxidativo é um processo em que há um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do organismo de neutralizá-los. O exercício físico intenso pode aumentar a produção de radicais livres, que podem causar danos às células, como a oxidação de lipídios, proteínas e DNA.


Os antioxidantes são moléculas que neutralizam os radicais livres e previnem ou minimizam os danos causados pelo estresse oxidativo. Vários estudos têm mostrado que o uso de antioxidantes pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo e melhorar a recuperação após o exercício.


Alguns exemplos de antioxidantes que têm sido utilizados para minimizar o estresse oxidativo incluem a vitamina C, vitamina E, beta-caroteno, selênio e coenzima Q10. No entanto, é importante lembrar que o uso excessivo de antioxidantes pode ter efeitos negativos à saúde e não é recomendado o consumo de suplementos sem a orientação de um profissional de saúde.


Além disso, é importante destacar que o exercício físico regular pode aumentar a capacidade antioxidante do organismo, o que pode ajudar a prevenir o estresse oxidativo e seus efeitos negativos à saúde.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais