Buscar

Se o credor tivesse optado pelo ajuizamento de ação de execução, João poderia opor embargos à execução, caso viesse a lhe ser penhorado um único be...

Se o credor tivesse optado pelo ajuizamento de ação de execução, João poderia opor embargos à execução, caso viesse a lhe ser penhorado um único bem penhorável que fosse avaliado em R$ 350.000,00? Justifique sua resposta, indicando os dispositivos legais aplicáveis.

João não pode opor embargos à execução, pois o exequente não postulou um valor superior ao título executivo extrajudicial.
O fato do bem a ser penhorado possuir valor superior ao montante da dívida, por si só, não configura o alegado excesso de penhora.
João pode pedir a redução do valor, para se obter quantia que seja suficiente para apenas saldar o valor do débito.
Quando o bem for penhorado, o exequente deve depositar a diferença ao devedor, não podendo ocorrer um enriquecimento ilícito.

Essa pergunta também está no material:

Antonio propôs ação de conhecimento em face de João
3 pág.

Processo Civil03 Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o Código de Processo Civil brasileiro, João poderia opor embargos à execução caso o valor do bem penhorado fosse superior ao montante da dívida. No entanto, é importante ressaltar que a resposta correta depende da análise dos dispositivos legais aplicáveis ao caso específico. Recomenda-se consultar um advogado ou estudar os artigos pertinentes do Código de Processo Civil para obter uma resposta mais precisa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais