Buscar

6- Explique o papel das proteínas plasmáticas na distribuição dos medicamentos. A maior ou a menor capacidade das drogas se ligarem a proteínas pl...

6- Explique o papel das proteínas plasmáticas na distribuição dos medicamentos.

A maior ou a menor capacidade das drogas se ligarem a proteínas plasmáticas influenciam diretamente nas suas características farmacocinéticas.
Uma alta ligação a proteínas terá uma baixa eliminação e maior duração do efeito, enquanto uma baixa ligação a proteínas terá uma alta eliminação e menor duração do efeito.

Essa pergunta também está no material:

ED1-20FARMACOCINECC81TICA20-FARMACOLOGIA20(2) pdf
3 pág.

Farmacologia I Universidade BrasilUniversidade Brasil

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As proteínas plasmáticas desempenham um papel importante na distribuição dos medicamentos no organismo. Quando um medicamento é administrado, ele pode se ligar às proteínas plasmáticas presentes no sangue. Essa ligação pode afetar diretamente as características farmacocinéticas do medicamento. Quando um medicamento se liga fortemente às proteínas plasmáticas, ele tem uma menor capacidade de se mover livremente pelo organismo. Isso pode resultar em uma menor distribuição do medicamento para os tecidos-alvo, pois a maior parte dele permanece ligada às proteínas no sangue. Além disso, medicamentos fortemente ligados às proteínas plasmáticas têm uma menor taxa de eliminação, o que significa que eles permanecem no organismo por mais tempo, resultando em uma maior duração do efeito. Por outro lado, medicamentos com uma menor capacidade de se ligar às proteínas plasmáticas têm uma maior capacidade de se mover livremente pelo organismo. Isso facilita a distribuição do medicamento para os tecidos-alvo, aumentando sua eficácia. Além disso, medicamentos com uma menor ligação às proteínas plasmáticas têm uma maior taxa de eliminação, o que significa que eles são eliminados mais rapidamente do organismo, resultando em uma menor duração do efeito. Portanto, a capacidade de um medicamento se ligar às proteínas plasmáticas influencia diretamente suas características farmacocinéticas, como distribuição, eliminação e duração do efeito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais