Buscar

Economia - Unidade 1: Permitir ao acadêmico uma visão geral da Ciência Econômica. Compreender a organização da atividade produtiva na perspectiva m...

Economia - Unidade 1: Permitir ao acadêmico uma visão geral da Ciência Econômica. Compreender a organização da atividade produtiva na perspectiva macro e microeconômica e suas influências sobre os demais ramos do conhecimento. Compreender as relações com as atividades típicas dos profissionais que atuam com as ciências sociais aplicadas. Objetivos da disciplina. Unidade 1 – Introdução à Economia. Estrutura da aula. Conceito de economia. Problemas econômicos fundamentais. Sistemas econômicos. Funcionamento de uma economia de mercado. Qual foi o problema que originou a economia? O problema da escassez dos recursos produtivos. Por que existe escassez? As necessidades humanas são ilimitadas, contrapondo-se aos recursos produtivos limitados. Algumas preocupações da Economia. Problemas econômicos fundamentais. O que e quanto produzir. Como produzir. Para quem produzir. Conceito de Economia. O que são recursos produtivos ou fatores de produção? Terra, matérias-primas, mão de obra, capital, tecnologia, capacidade empresarial. Fator de produção. Tipo de remuneração. Trabalho. Salário. Terra (recursos naturais). Aluguel. Capital. Juro. Tecnologia. Royalties. Capacidade empresarial. Lucro. Os sistemas econômicos são os modos, as formas pelas quais as sociedades resolvem os problemas econômicos. Elementos básicos dos sistemas econômicos. Estoque de recursos produtivos. Complexo de unidades de produção. Conjunto de instituições políticas, jurídicas. Organização econômica mundial. Liberalismo econômico, ao longo do século XIX. Desenvolvimentismo, entre 1930 e 1980. Globalização, a partir de 1980. Modelo simples – economia de mercado composta por dois tipos de agentes: Empresas e Famílias. Funcionamento de uma economia de mercado. As famílias são p

A disciplina de Economia tem como objetivo permitir ao acadêmico uma visão geral da Ciência Econômica, compreender a organização da atividade produtiva na perspectiva macro e microeconômica e suas influências sobre os demais ramos do conhecimento, bem como compreender as relações com as atividades típicas dos profissionais que atuam com as ciências sociais aplicadas.
O problema que originou a economia foi a escassez dos recursos produtivos, que ocorre devido às necessidades humanas ilimitadas contrapondo-se aos recursos produtivos limitados.
Os sistemas econômicos são os modos, as formas pelas quais as sociedades resolvem os problemas econômicos, e dependem da organização econômica de cada país.
Os elementos básicos dos sistemas econômicos são o estoque de recursos produtivos, o complexo de unidades de produção e o conjunto de instituições políticas, jurídicas, entre outras.
O modelo simples de economia de mercado é composto por dois tipos de agentes: empresas e famílias.

Essa pergunta também está no material:

Introdução à Economia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A disciplina de Economia tem como objetivo proporcionar ao acadêmico uma visão geral da Ciência Econômica, compreender a organização da atividade produtiva na perspectiva macro e microeconômica e suas influências sobre os demais ramos do conhecimento, além de compreender as relações com as atividades típicas dos profissionais que atuam com as ciências sociais aplicadas. O problema que originou a economia foi a escassez dos recursos produtivos, que ocorre devido às necessidades humanas ilimitadas contrapondo-se aos recursos produtivos limitados. Os sistemas econômicos são os modos, as formas pelas quais as sociedades resolvem os problemas econômicos, e dependem da organização econômica de cada país. Os elementos básicos dos sistemas econômicos são o estoque de recursos produtivos, o complexo de unidades de produção e o conjunto de instituições políticas, jurídicas, entre outras. O modelo simples de economia de mercado é composto por dois tipos de agentes: empresas e famílias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais