Buscar

Quais são as classes de antibióticos existentes?

💡 5 Respostas

User badge image

vanessa oliveira

Os antibióticos podem ser classificados em dois grandes grupos: bactericidas e bacteriostáticos. Os bactericidas são antibióticos responsáveis por causar a morte de bactérias, enquanto os bacteriostáticos atuam impedindo a multiplicação delas.
2
Dislike0
User badge image

Cleverson Santos

Beta Lactamicos- macrolídeos - lincosamidas
1
Dislike0
User badge image

Clara Souza

Os antimicrobianos podem ser classificados de várias maneiras, considerando seu espectro de ação, o tipo de atividade antimicrobiana, o grupo químico ao qual pertencem e o mecanismo de ação.

A divisão por grupo químico: penicilinas, carbapenêmicos, cefalosporinas, aminoglicosídeos, sulfonamideos, macrolideos, quinolonas, fluoroquinolonas, glicopeptídeos, lincosamidas, tetraciclinas, anfenicóis e nitromidazólicos.

Por grupo de ação são classificados em bactericidas ou bacteriostáticos: Os bactericidas são capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias. Ex.: Beta-lactâmicos, Aminoglicosídeos, Glicopeptídeos, Quinolonas. Já os bacteriostáticos, inibem o crescimento e a reprodução bacteriana sem provocar sua morte imediata, sendo reversível o efeito, uma vez retirada a droga. Ex.: Macrolídeos, Linezolida e Lincosaminas
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais