Buscar

1 - Na modalidade de importação por encomenda, a empresa interessada em importar o produto (encomendante) contrata uma importadora (prestadora de s...

1 - Na modalidade de importação por encomenda, a empresa interessada em importar o produto (encomendante) contrata uma importadora (prestadora de serviços), devidamente licenceada para este fim. Este tipo de importação é tratado pela Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal IN SRF nº 1861/2018 a qual define as obrigações e procedimentos a serem tomados por ambas as partes. Analise as asserções a seguir que versam sobre a responsabilidade tributária na importação por encomenda:
I – Na importação por encomenda a empresa importadora assume toda a responsabilidade pela importação, desde o contato com o exportador, o pagamento pela mercadoria até a nacionalização da encomenda. Ainda é de sua responsabilidade recolher os tributos incidentes na operação, porém a empresa encomendante ficará na condição de responsável solidário.
PORQUE
II – Ambas têm interesse comum na situação que constitui o fato gerador dos tributos. Ainda que toda declaração da importação (DI) esteja no nome da empresa importadora e que a importação tenha efeitos fiscais de uma importação própria.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II contradiz a I.

I - Na importação por encomenda a empresa importadora assume toda a responsabilidade pela importação, desde o contato com o exportador, o pagamento pela mercadoria até a nacionalização da encomenda. Ainda é de sua responsabilidade recolher os tributos incidentes na operação, porém a empresa encomendante ficará na condição de responsável solidário.
II - Ambas têm interesse comum na situação que constitui o fato gerador dos tributos. Ainda que toda declaração da importação (DI) esteja no nome da empresa importadora e que a importação tenha efeitos fiscais de uma importação própria.
A As asserções I e II são proposições falsas.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II complementa a I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II contradiz a I.

Essa pergunta também está no material:

APOL 2 - Sistemática de Importação

Sistemática de Importação Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão é a alternativa C: A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. Na importação por encomenda, a empresa importadora assume a responsabilidade pela importação, incluindo o contato com o exportador, o pagamento pela mercadoria e a nacionalização da encomenda. No entanto, a empresa encomendante fica na condição de responsável solidário, ou seja, também é responsável pelos tributos incidentes na operação. A asserção II é falsa, pois não há interesse comum na situação que constitui o fato gerador dos tributos, uma vez que a importação é realizada pela empresa importadora.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais