Buscar

CLIMATERIO, saúde da mulher

Os direitos sexuais e os direitos reprodutivos são direitos humanos já reconhecidos em leis nacionais e documentos internacionais sobre Direitos Humanos e em outros documentos consensuais. A sexualidade da mulher no climatério é carregada de muitos preconceitos e tabus, isso porque existem vários mitos que reforçam a ideia de que, nesse período, a mulher fica assexuada. Segundo dados da literatura, muitas mulheres comparam sua experiência da menopausa à da adolescência. As duas compreendem um processo de adaptação, que pode ser inicialmente tumultuado. Em ambas as situações são comuns flutuações bruscas nos hormônios, que podem gerar alguns sinais e sintomas, influenciando também nos sentimentos, nas relações e na sexualidade. Sobre a sexualidade da mulher no período do climatério e menopausa, assinale a alternativa incorreta:

a. As modificações orgânicas que ocorrem na mulher durante o climatério não obrigatoriamente implicam na diminuição do prazer, mas podem influenciar a resposta sexual, que pode ser mais lenta.

b. As mulheres no climatério, mais frequentemente após a menopausa, podem apresentar uma lubrificação vaginal menos intensa e mais demorada, sendo necessário, às vezes, um maior estímulo sexual.

c. Os sintomas da menopausa e as respostas sexuais não são os mesmos para todas as mulheres. É necessário compreender esses fatos de forma mais global, levando em consideração a integralidade da vida.

d. Os fatores sociais também podem contribuir para diminuir o desejo sexual. As tarefas domésticas, o cuidado com as pessoas idosas, a dupla jornada construída socialmente podem provocar uma sobrecarga física e mental que pode expressar-se como cansaço, fadiga, depressão, ansiedade e diminuição do desejo sexual.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais