Buscar

explique as concepções sobre a Avaliação Educacional

Explique as concepções sobre a Avaliação Educacional e destaque, considerando sua opinião e vivências pedagógicas, quais seriam as possibilidades mais adequadas de Avaliação Escolar no contexto contemporâneo, a partir da leitura do artigo “Concepções sobre Avaliação Escolar” de Mary Stela Ferreira Chueiri e do texto de Cipriano Luckesi.

 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A avaliação educacional é um processo que visa aferir o desempenho dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos. Existem diferentes concepções sobre a avaliação educacional, que variam de acordo com a perspectiva teórica adotada. Uma das concepções mais tradicionais é a avaliação somativa, que tem como objetivo medir o conhecimento adquirido pelos alunos em um determinado período de tempo. Nessa perspectiva, a avaliação é vista como um instrumento de classificação e seleção, que tem como finalidade a certificação do aluno. Outra concepção é a avaliação formativa, que tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, identificando suas dificuldades e potencialidades. Nessa perspectiva, a avaliação é vista como um instrumento de intervenção pedagógica, que tem como finalidade a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Considerando minha opinião e vivências pedagógicas, acredito que a avaliação formativa é a mais adequada no contexto contemporâneo. Isso porque ela permite que o professor acompanhe o processo de aprendizagem dos alunos de forma mais próxima, identificando suas dificuldades e potencialidades e intervindo de forma mais efetiva para promover a aprendizagem. Além disso, a avaliação formativa permite que o aluno tenha um papel mais ativo no processo de aprendizagem, uma vez que ele é convidado a refletir sobre seu próprio processo de aprendizagem e a participar da construção de sua própria avaliação.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais