Buscar

Foi ajuizada no Tribunal de Justiça do Estado Beta, uma representação de inconstitucionalidade contra lei editada pelo Município X, tendo como parâ...

Foi ajuizada no Tribunal de Justiça do Estado Beta, uma representação de inconstitucionalidade contra lei editada pelo Município X, tendo como parâmetro de controle dispositivo da Constituição Federal de 1988 (CF). Com base no ordenamento jurídico-constitucional vigente, assinale a alternativa correta.


a) o controle abstrato de constitucionalidade pode ser exercido pelo tribunal de justiça, caso o parâmetro de controle invocado na ação seja norma de reprodução obrigatória.
b) o controle abstrato de constitucionalidade pode ser exercido pelo tribunal de justiça, caso o parâmetro de controle invocado na ação seja norma de eficácia limitada.
c) o controle abstrato de constitucionalidade pode ser exercido pelo tribunal de justiça, caso o parâmetro de controle invocado na ação seja norma de eficácia contida.
d) o controle abstrato de constitucionalidade não pode ser exercido pelo tribunal de justiça, pois a competência é exclusiva do Supremo Tribunal Federal.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - IV Simulado para o Exame 37
88 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o ordenamento jurídico-constitucional vigente, a alternativa correta é a letra d) o controle abstrato de constitucionalidade não pode ser exercido pelo tribunal de justiça, pois a competência é exclusiva do Supremo Tribunal Federal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais