Buscar

Maria, com 67 anos e Adolfo, com 69 anos pretendem contrair matrimônio. Querem adotar o regime de separação de bens. Sobre o caso, é correto afirma...

Maria, com 67 anos e Adolfo, com 69 anos pretendem contrair matrimônio. Querem adotar o regime de separação de bens. Sobre o caso, é correto afirmar que:

O regime de separação de bens é um dos regimes de bens previstos no Código Civil brasileiro.
O pacto antenupcial é obrigatório sempre que o regime de bens escolhido pelos nubentes seja qualquer outro que não o regime de comunhão parcial de bens, por força do art. 1.640.
O pacto antenupcial deve ser feito por escritura pública e deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis do primeiro domicílio do casal, conforme o art. 1.657 do Código Civil.
A) O regime de separação de bens não é permitido para pessoas com mais de 60 anos.
B) O pacto antenupcial é dispensável no caso de escolha do regime de separação de bens.
C) O pacto antenupcial é obrigatório sempre que o regime de bens escolhido pelos nubentes seja qualquer outro que não o regime de comunhão parcial de bens, por força do art. 1.640.
D) O pacto antenupcial é inválido se não for feito por escritura pública e registrado no Cartório de Registro de Imóveis do primeiro domicílio do casal.

Essa pergunta também está no material:

CADERNO DE QUESTÕES E COMENTÁRIOS - II Simulado para o Exame 37
94 pág.

Oab 1° Fase Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sobre o caso apresentado, é correto afirmar que: A) O regime de separação de bens não é permitido para pessoas com mais de 60 anos. - Essa afirmação está incorreta. O regime de separação de bens é permitido para pessoas de qualquer idade, incluindo aquelas com mais de 60 anos. B) O pacto antenupcial é dispensável no caso de escolha do regime de separação de bens. - Essa afirmação está correta. No regime de separação de bens, não é necessário fazer o pacto antenupcial. C) O pacto antenupcial é obrigatório sempre que o regime de bens escolhido pelos nubentes seja qualquer outro que não o regime de comunhão parcial de bens, por força do art. 1.640. - Essa afirmação está correta. O pacto antenupcial é obrigatório quando os nubentes escolhem qualquer regime de bens diferente da comunhão parcial de bens. D) O pacto antenupcial é inválido se não for feito por escritura pública e registrado no Cartório de Registro de Imóveis do primeiro domicílio do casal. - Essa afirmação está correta. O pacto antenupcial deve ser feito por escritura pública e registrado no Cartório de Registro de Imóveis do primeiro domicílio do casal para ter validade. Portanto, as afirmações corretas são B) O pacto antenupcial é dispensável no caso de escolha do regime de separação de bens e D) O pacto antenupcial é inválido se não for feito por escritura pública e registrado no Cartório de Registro de Imóveis do primeiro domicílio do casal.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais