Buscar

Sobre os transtornos psíquicos do puerpério, analise as afirmacoes abaixo: I. A depressão pós-parto ocorre em 1% das pacientes, com intensidade má...

Sobre os transtornos psíquicos do puerpério, analise as afirmacoes abaixo:

I. A depressão pós-parto ocorre em 1% das pacientes, com intensidade máxima nos primeiros seis meses.
II. A psicose puerperal é rara e autolimitada, porém a mãe deve ser afastada do recém-nascido durante a fase mais intensa dos sintomas.
III. Mais de 70% das mulheres com psicose puerperal têm um episódio subsequente e a medicação de escolha, quando necessária durante a amamentação, são os inibidores da mono-amino-oxidase.
IV. O blues puerperal ocorre em cerca de 85% das puérperas e desaparece espontaneamente em até duas semanas.
A) IV, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) I, II, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

SUS SP - 2011
15 pág.

Residência Universidade Federal de UberlândiaUniversidade Federal de Uberlândia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III, apenas. Justificativa: I. A depressão pós-parto ocorre em 1% das pacientes, com intensidade máxima nos primeiros seis meses. - Essa afirmação está correta, pois a depressão pós-parto é um transtorno que pode afetar cerca de 1 a 2 em cada 10 mulheres após o parto, com sintomas que podem durar até seis meses. II. A psicose puerperal é rara e autolimitada, porém a mãe deve ser afastada do recém-nascido durante a fase mais intensa dos sintomas. - Essa afirmação está incorreta, pois a psicose puerperal é uma condição grave e potencialmente fatal que requer tratamento imediato e internação hospitalar. A mãe deve ser afastada do recém-nascido para garantir a segurança do bebê e da mãe. III. Mais de 70% das mulheres com psicose puerperal têm um episódio subsequente e a medicação de escolha, quando necessária durante a amamentação, são os inibidores da mono-amino-oxidase. - Essa afirmação está correta, pois mulheres que tiveram um episódio de psicose puerperal têm um risco aumentado de ter um novo episódio em gestações futuras. Os inibidores da monoaminoxidase são uma opção de tratamento para a psicose puerperal, mas devem ser usados com cautela durante a amamentação. IV. O blues puerperal ocorre em cerca de 85% das puérperas e desaparece espontaneamente em até duas semanas. - Essa afirmação está correta, pois o blues puerperal é uma condição comum que afeta cerca de 50 a 85% das mulheres após o parto, com sintomas leves que geralmente desaparecem espontaneamente em até duas semanas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina