Buscar

Sobre a técnica de coloração de Gram e as características da parede celular bacteriana, considere as seguintes afirmativas: 1. A parede celular das...

Sobre a técnica de coloração de Gram e as características da parede celular bacteriana, considere as seguintes afirmativas: 1. A parede celular das bactérias consideradas Gram positivas é mais delgada, permitindo a entrada do corante na célula bacteriana. 2. As bactérias Gram positivas apresentam coloração azul ao final da técnica. 3. A parede celular das bactérias consideradas Gram negativas é composta por lipopolissacarídeos, fosfolipídios, lipoproteínas e uma fina camada de peptidoglicano. 4. As bactérias consideradas Gram negativas apresentam coloração rósea (se usada fucsina) ao final da técnica. a) Somente afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

1. A parede celular das bactérias consideradas Gram positivas é mais delgada, permitindo a entrada do corante na célula bacteriana.
2. As bactérias Gram positivas apresentam coloração azul ao final da técnica.
3. A parede celular das bactérias consideradas Gram negativas é composta por lipopolissacarídeos, fosfolipídios, lipoproteínas e uma fina camada de peptidoglicano.
4. As bactérias consideradas Gram negativas apresentam coloração rósea (se usada fucsina) ao final da técnica.
a) Somente afirmativa 2 é verdadeira.
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Essa pergunta também está no material:

COLEGIADA MICROBIOLOGIA Uninassau
10 pág.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. A técnica de coloração de Gram é utilizada para diferenciar bactérias com base em suas características de parede celular. As bactérias Gram positivas possuem uma parede celular mais espessa, composta principalmente de peptidoglicano, que retém o corante cristal violeta, resultando em uma coloração azul. Já as bactérias Gram negativas possuem uma parede celular mais fina, composta por uma camada de peptidoglicano e uma membrana externa composta por lipopolissacarídeos, fosfolipídios e lipoproteínas, que não retém o corante cristal violeta, mas retém o corante de contraste, fucsina, resultando em uma coloração rósea.

0
Dislike0
User badge image

Leticia Maria

letra c

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais