Buscar

Em uma pesquisa realizada num Hospital Universitário (HU), estudou-se a ocorrência de bebês macrossômicos (bebês que nascem com mais de 4Kg) entre ...

Em uma pesquisa realizada num Hospital Universitário (HU), estudou-se a ocorrência de bebês macrossômicos (bebês que nascem com mais de 4Kg) entre as parturientes do HU. Para verificar se o ganho de peso da mãe durante a gestação está relacionado com a ocorrência de macrossomia, uma amostra de 90 mães foi selecionada (foram excluídas as gestações múltiplas e bebês prematuros). Destas mães, observou-se que 29 bebês eram macrossômicos, que 30 mães tiveram ganho excessivo de peso (>25% do peso pré-gravídico), e que das 60 mães com ganho inferior a 25% do peso pré-gravídico, 43 tiveram bebês sem macrossomia. Aplique um teste adequado aos dados da amostra para concluir, ao nível de significância de 5%, se há evidência de associação entre o ganho de peso da mãe e a ocorrência de macrossomia na população de parturientes do HU.

Um teste adequado para analisar a associação entre o ganho de peso da mãe e a ocorrência de macrossomia é o teste do qui-quadrado.
O valor da estatística do teste calculado com base nos dados é 1.246.
O valor crítico do teste para o nível de significância desejado é 3.84.
O p-valor calculado com base nos dados é 0.264.
Ao nível de significância de 5%, há evidência para rejeitar a hipótese nula de não haver associação entre o ganho de peso da mãe e a ocorrência de macrossomia na população de parturientes do HU.
a) Apenas as afirmativas 1, 2 e 4 estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Prova 3 - Área 3
16 pág.

Estatística Geral II Universidade Federal do Rio Grande do SulUniversidade Federal do Rio Grande do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, podemos concluir que o teste adequado para analisar a associação entre o ganho de peso da mãe e a ocorrência de macrossomia é o teste do qui-quadrado. O valor da estatística do teste calculado com base nos dados é 1.246. O valor crítico do teste para o nível de significância desejado é 3.84. O p-valor calculado com base nos dados é 0.264. Ao nível de significância de 5%, não há evidência para rejeitar a hipótese nula de não haver associação entre o ganho de peso da mãe e a ocorrência de macrossomia na população de parturientes do HU. Portanto, a alternativa correta é a letra d) Apenas as afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais