Buscar

ATIVIDADE 01 - ESTUDO DE CASO Você é o mais novo professor de Educação Física para o Ensino Médio em uma escola de sua cidade. Em uma reunião com ...

ATIVIDADE 01 - ESTUDO DE CASO Você é o mais novo professor de Educação Física para o Ensino Médio em uma escola de sua cidade. Em uma reunião com seus superiores, fica estabelecido que dentro do cronograma previsto para o semestre de aulas de Educação Física devem constar aulas teóricas e aulas práticas. Essas aulas teóricas e práticas devem conter não somente atividades e conceitos esportivos, mas demais temas que também fazem parte da área da Educação Física, como aqueles relacionados à saúde, bem-estar, prática de exercícios físicos, fisiologia, biologia e anatomia. Você decidiu que ensinará as regras e demais conceitos associados às modalidades esportivas, e por meio de atividades tanto teóricas quanto práticas, você incluirá os demais temas da Educação Física nas aulas, para que os seus alunos consigam aplicar os conhecimentos teóricos tanto nas aulas práticas quanto no seu cotidiano. Dessa forma, em uma das aulas, você estava ensinando-os alguns conceitos básicos e principais sobre a fisiologia cardíaca e exercício. Ao final da aula você foi questionado por uma aluna sobre duas questões: 1) Se um indivíduo treinado bem como um indivíduo hipertenso apresentam hipertrofia do ventrículo esquerdo do coração, por que o primeiro caso é considerado saudável e o segundo não? 2) Se o treinamento, de endurance principalmente, promove adaptações positivas no sistema cardiovascular, como que um indivíduo treinado e um indivíduo sedentário apresentam aproximadamente o mesmo débito cardíaco? O que você responderia para sanar as dúvidas de sua aluna?

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para responder às dúvidas da sua aluna, você pode explicar o seguinte: 1) No caso do indivíduo treinado, a hipertrofia do ventrículo esquerdo é considerada uma adaptação saudável do coração devido ao exercício físico regular. O treinamento físico aumenta a demanda de oxigênio e nutrientes para os músculos, e o coração precisa se adaptar a essa demanda aumentada. A hipertrofia do ventrículo esquerdo é uma resposta do coração para aumentar sua capacidade de bombear sangue de forma mais eficiente. Já no caso do indivíduo hipertenso, a hipertrofia do ventrículo esquerdo é uma resposta patológica causada pela pressão arterial elevada, o que pode levar a complicações cardiovasculares. 2) O débito cardíaco é a quantidade de sangue bombeada pelo coração em um minuto. Embora o treinamento de endurance promova adaptações positivas no sistema cardiovascular, como aumento do volume sanguíneo e melhora da capacidade de bombeamento do coração, um indivíduo treinado e um indivíduo sedentário podem apresentar aproximadamente o mesmo débito cardíaco em repouso. Isso ocorre porque o coração de um indivíduo treinado é mais eficiente e consegue bombear uma maior quantidade de sangue a cada batimento, enquanto o coração de um indivíduo sedentário precisa bater mais vezes para bombear a mesma quantidade de sangue. Lembre-se de adaptar a resposta de acordo com o nível de compreensão da aluna e utilizar exemplos práticos para facilitar o entendimento dos conceitos.

0
Dislike0
User badge image

luzia paixao

Se o treinamento, de endurance principalmente, promove adaptações positivas no sistema cardiovascular, como que um indivíduo treinado e um indivíduo sedentário apresentam aproximadamente o mesmo débito cardíaco?

0
Dislike0
User badge image

luzia paixao

O coração e todo sistema cardiovascular exercem funções vitais para o corpo humano, neles, qualquer alteração pode prejudicar todo o organismo. 

A hipertrofia ventricular esquerda é uma dessas alterações, trata-se de uma doença bastante comum e durante o exame físico, pode-se observar indícios da hipertrofia ventricular esquerda. 

A hipertrofia ventricular esquerda é uma resposta adaptativa do coração à hipertensão arterial crônica e também está presente em casos de obesidade e de doenças nas válvulas cardíacas. “A pressão arterial elevada representa o aumento da resistência à passagem do sangue pelas artérias do corpo, exigindo maior força por parte do coração e, consequentemente, hipertrofiando o miocárdio”.

É aumento da espessura do músculo da parede do ventrículo esquerdo, câmara do coração responsável por bombear o sangue para todo o corpo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais