Logo Passei Direto
Buscar

Gestão de Negócios

Colégio Objetivo
Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho. O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes. Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes. A figura abaixo representa a Matriz BCG (Boston Consulting Group) de participação de mercado. Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?


a. Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
b. Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
c. Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
d. Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
e. Como estrelas, pois é indicado para uso durante viagens de avião de longa distância.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com a descrição fornecida, o gel de banho desenvolvido por Ludwick Marishane seria posicionado no quadrante "a. Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento." Isso ocorre porque o produto é novo e ainda não possui uma participação significativa no mercado, mas está sendo introduzido em um mercado em crescimento, como mencionado na descrição.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta:


a. I, II, III.
b. I, II.
c. Somente II.
d. Somente III.
e. Nenhuma das alternativas estão corretas.

Na visão do marketing, o cliente satisfeito sempre volta para comprar mais. A empresa que se orienta por marketing trabalha para atingir o grau máximo dessa satisfação, assim mantém o cliente e conquista a sua fidelidade. O benefício do produto pode se apresentar pelo valor:


a. Apenas a I.
b. Apenas a II.
c. Apenas a III.
d. Alternativas I, II e III estão corretas.
e. Alternativas I, II e III estão incorretas.

A satisfação do cliente vai depender então do que a empresa tem a oferecer e se essa oferta atende ou não à expectativa de valor imaginada por ele. A empresa pode melhorar essa oferta de três formas (CHURCHILL; PETER, 2000):


a. Apenas I.
b. Apenas II.
c. II e III.
d. I, II, III estão corretas.
e. I, II, e III estão incorretas.

A administração como a conhecemos hoje passou por diversas fases. Desde o final do século XVIII muitas mudanças estruturais nas formas de produção conforme quadro a seguir. Assinale a alternativa que não condiz com a Evolução da Indústria:


a. Na Era Industrial, os produtos são produzidos em baixa escala e são padronizados, com muitos produtos idênticos, o que permitiu reduzir custos de produção.
b. Na Era Industrial, os produtos são produzidos em larga escala e são padronizados, com muitos produtos idênticos, o que permitiu reduzir custos de produção.
c. Na Era da Informação, a produção é flexível e customizada, com produtos diferenciados e personalizados.
d. Na Era da Informação, a produção é baseada em tecnologia avançada e automação, com produtos de alta qualidade e inovação.

A motivação é uma força ou motivo intenso que direciona a pessoa a uma determinada ação, a fim de satisfazer um estado, até então deficitário de alguma de suas necessidades. Engel, Blackwell e Miniard (2000, p.268) classificam as necessidades em:
I. Necessidades utilitárias - levam em consideração os atributos ou benefícios objetivos, funcionais do produto.
II. Necessidades desnecessárias - são aqueles que sentimos mais racionalmente não precisamos suprir.
III. Necessidades Hedonistas/vivenciais- abrangem respostas a prazeres, fantasias, e considerações estéticas subjetivas.

a. II e III.
b. I e III.
c. I e II.
d. I, II e III.
e. Nenhuma das alternativas.

Mais conteúdos dessa disciplina