Buscar

Leia o trecho a seguir: “No que concerne à responsabilidade civil na ótica consumerista […], o regramento fundamental é a reparação integral dos d...

Leia o trecho a seguir:
“No que concerne à responsabilidade civil na ótica consumerista […], o regramento fundamental é a reparação integral dos danos […]. Em um primeiro momento, se existirem danos materiais no caso concreto, nas modalidades de danos emergentes – o que efetivamente se perdeu –, ou lucros cessantes – o que razoavelmente se deixou de lucrar –, o consumidor terá direito à reparação integral, sendo vedado qualquer tipo de tarifação ou tabelamento, previsto por lei, entendimento jurisprudencial ou convenção internacional. […] De uma mesma situação danosa terá o consumidor direito à reparação por danos morais, aqueles que atingem seus direitos da personalidade.”
Fonte: TARTUCE, F.; NEVES, D. A. A. Manual de Direito do Consumidor: direito material e processual. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2018, p. 57. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado os princípios e direitos básicos do consumidor, é correto afirmar que:


1. a prevenção e a reparação dos danos dizem respeito aos consumidores individuais, conforme previsão legal.
2. a indenização por dano estético é vinculada e integra a indenização por dano moral, tornando, assim, licitamente impossível a cumulação de ambos.
3. a reparação dos danos materiais e morais é limitada de acordo com leis especiais que regulam o mercado de consumo.
4. a efetiva reparação significa a reparação integral, mesmo que se admita a tarifação de indenização por contrato.
5. o direito à efetiva reparação dos danos ao consumidor abrange o dano moral coletivo.

Essa pergunta também está no material:

Pós Digital - - Direito do Consumidor AV1-1 Tentativa2023
8 pág.

Direito do Consumidor UnifaelUnifael

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre os princípios e direitos básicos do consumidor, podemos afirmar que a alternativa correta é: 4. a efetiva reparação significa a reparação integral, mesmo que se admita a tarifação de indenização por contrato. Isso porque, de acordo com o trecho, o regramento fundamental é a reparação integral dos danos, sendo vedado qualquer tipo de tarifação ou tabelamento previsto por lei, entendimento jurisprudencial ou convenção internacional. Portanto, a reparação deve ser integral, sem limitações impostas por leis especiais que regulam o mercado de consumo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais