38. O design thinking vem sendo utilizado frequentemente em situações que exigem a construção de contextos de inovação organizacional. No entanto as ideias criativas de design não aparecem “do nada”. Para criar ideias inovadoras, é necessário definir as circunstâncias para que isso ocorra ou dar ao cérebro o material certo para trabalhar. Assinale a alternativa que apresenta a ferramenta de criatividade que representa a organização de pensamento p
a) Brainstorming. b) Prototipagem. c) Mapa mental. d) Clusterização. e) Empatia.
Assim sendo, sobre a inteligência competitiva, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Ao coletar informações e aplicar procedimentos de tratamento para a produção de dados sobre vendas no país, Joana está utilizando a inteligência competitiva para gerir as informações estrategicamente e ampliar a competitividade de sua organização no mercado. PORQUE II. Para aplicar a inteligência competitiva, o gestor pode pegar uma variável-chave para os objetivos da organização, refinar seus dados e fazer relações com outras variáveis, de modo a produzir diferentes perguntas e respostas. Esse é um processo conhecido como “cubo de decisão”. A seguir, assinale a alternativa correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. b) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. c) As asserções I e II são proposições falsas. d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A gestão e a utilização estratégica da informação têm como foco promover o direcionamento das informações e de dados específicos para os agentes que necessitam deles na tomada de decisões, a fim de se ter maior assertividade. Assim, sobre a gestão estratégica da informação e a inteligência competitiva, analise as afirmativas a seguir. I. A mineração de dados transforma dados brutos em informações coerentes por meio de um conjunto de dados e da análise de padrões. II. A gestão estratégica da informação permite que previsões possam ser efetuadas com a transformação dos dados. III. Ao ampliar a competitividade estratégica, a inteligência competitiva acaba levantando maiores informações, como ruídos, e ampliando a incerteza. IV. Em diversos momentos, as decisões devem ser tomadas em conjunto para resolver problemas distintos, podendo ser realizadas por meio da inteligência competitiva. Está correto o que se afirma em:
a) I, III e IV, apenas. b) I, II e IV, apenas c) II e III, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II e III, apenas.
As organizações se deparam com diferentes situações em sua atividade diária. Algumas situações podem ser antecipadas, devido ao conhecimento preexistente do mercado; outras não são antecipadas, porém já se tem certo conhecimento sobre elas; outras, ainda, são inéditas, trazendo desafios à tomada de decisão das organizações. Assim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas. I. ( ) O risco está negativamente relacionado à falta de informação no momento da tomada de decisão. II. ( ) O processo decisório a nível estratégico tem um componente superior de risco em relação aos demais níveis. III. ( ) A divisão do processo decisório em etapas busca trazer maior racionalidade à tomada de decisão, para otimização dos resultados. IV. ( ) No processo decisório, após avaliar e decidir pela melhor alternativa, um processo de feedback é desnecessário para a organização. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) V, F, V, F. b) F, V, F, V. c) V, V, V, F. d) F, F, V, V. e) F, V, V, F.
Imagine o seguinte: uma organização do segmento de produtos eletrônicos infantil se depara com problemas de vendas na região nordeste do Brasil, decorrente de uma nova empresa local, justamente onde está o maior centro de distribuição de seus produtos. Para corrigir o problema, os gestores nacionais são chamados para tomar a decisão do que fazer. Nesse contexto, localize em qual etapa do processo decisório os gestores já se encontram, considerando: 1. identificação da situação; 2. diagnóstico da situação; 3. desenvolvimento de alternativas; 4. avaliação de alternativas; 5. seleção e implementação; 6. monitoramento e feedback. a) Diagnóstico da situação. b) Desenvolvimento de alternativas. c) Avaliação de alternativas. d) Seleção e implementação. e) Monitoramento e feedback.
a) Diagnóstico da situação. b) Desenvolvimento de alternativas. c) Avaliação de alternativas. d) Seleção e implementação. e) Monitoramento e feedback.
O texto anterior está relacionado a qual etapa do processo decisório?
a) Desenvolvimento das alternativas. b) Construção da equipe de trabalho. c) Implementação da escolha d) Identificação da situação-problema. e) Monitoramento e feedback.
A partir do exposto, associe tais conceitos às suas características.
1. Inteligência competitiva. 2. Desenvolvimento de alternativas. 3. Gestão do conhecimento. 4. Emoção e intuição. ( ) Procura utilizar as informações internas e externas para auxiliar na tomada de decisão, ganhando vantagem sobre os concorrentes. ( ) Considera, além das informações existentes para o processo decisório, as experiências e os sentimentos do agente responsável por tomar a decisão. ( ) Para avançar no mercado com a nova inovação, o gestor estuda diferentes possibilidades para alocação do produto com base nos concorrentes próximos. ( ) Responsável por assimilar, reter, compartilhar e distribuir o saber gerado pela organização entre os diferentes setores, facilitando a tomada de decisão.
A partir das relações feitas anteriormente, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
a) 2, 1, 4, 3. b) 3, 1, 2, 4. c) 4, 2, 3, 1. d) 1, 4, 2, 3. e) 1, 2, 3, 4.