Buscar

Banco de horas A relação entre capital e trabalho vem sendo alterada, consideravelmente, nos últimos anos. Isto vem acontecendo em função da rapide...

Banco de horas
A relação entre capital e trabalho vem sendo alterada, consideravelmente, nos últimos anos. Isto vem acontecendo em função da rapidez com que as mudanças estão ocorrendo.
O banco de horas veio para permitir certo equilíbrio nesta relação, suprindo um pouco os problemas entre a sazonalidade das operações nas empresas. Logo, se ocorre um grande volume de trabalho em determinadas épocas do ano e em outras ocorre uma calmaria, nada mais lógico que tentar equacionar este problema, permitindo que empregador e empregado mantenham suas finanças e operações/trabalho sem gerar demissões e, logo em seguida, novas admissões.
No início da criação do banco de horas, ele servia somente para que as horas excedentes de trabalho fossem compensadas com folgas em dias subsequentes, se previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho. Porém, a Lei n.º 9.601/1998 ampliou o prazo de compensação. Anteriormente, pela CLT, era semanal, passando para 120 dias com essa mudança, porém mantendo a necessidade de previsão em acordo ou convenção coletiva.
Como essa modificação ainda não havia garantia e eficácia para enfrentar a sazonalidade ou os períodos de crise, surgiu, posteriormente, uma nova medida provisória, a Medida Provisória nº 2.164-41/2001, ampliando esse prazo para um ano mas ainda mantendo a previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho.
Contudo, diante do cenário econômico e da necessidade de modernizar as relações trabalhistas, em 2017 o governo trouxe, dentro da reforma trabalhista, a possibilidade de acordar o banco de horas de forma individual, por escrito, com duração máxima de seis meses, podendo tal acordo ser renovado ao fim desse período, desde que o saldo do período anterior seja zerado por compensação ou pelo pagamento do saldo de horas com o devido adicional.
É importante saber que, mesmo com a nova lei, para que as empresas possam utilizar esta alternativa, será necessário: Garantir o limite máximo diário de 10 horas. Caso ultrapasse este limite, estas horas excedentes deverão ser pagas como horas extras. Divulgar, obrigatoriamente, aos trabalhadores o saldo do banco de horas, podendo até mesmo ser inserido em um campo do contracheque. No caso de rescisão de contrato, se o empregado tiver um banco de horas com crédito, essas horas deverão ser pagas com os acréscimos legais.


Essa pergunta também está no material:

Estrutura do DP - UC 4 - TRH - Senac
37 pág.

Recursos Humanos Colégio EquipeColégio Equipe

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O banco de horas é uma medida que permite a compensação das horas trabalhadas além da jornada normal em períodos de maior demanda, por meio de folgas ou redução da carga horária em momentos de menor atividade. Inicialmente, o banco de horas permitia a compensação semanal, mas com a Lei nº 9.601/1998, esse prazo foi ampliado para 120 dias, desde que previsto em acordo ou convenção coletiva de trabalho. Posteriormente, a Medida Provisória nº 2.164-41/2001 ampliou o prazo para um ano, mantendo a necessidade de previsão em acordo ou convenção coletiva. Com a reforma trabalhista de 2017, foi permitida a negociação individual do banco de horas, por escrito, com duração máxima de seis meses, podendo ser renovado desde que o saldo anterior seja zerado por compensação ou pagamento. É importante respeitar o limite máximo diário de 10 horas e informar aos trabalhadores o saldo do banco de horas, que pode ser incluso no contracheque. Em caso de rescisão do contrato, as horas do banco de horas devem ser pagas com os acréscimos legais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais