Buscar

O Gespública, apesar de ter sido revogado pelo Decreto 9.094/17, foi um modelo de gestão relevante, cujo propósito era contribuir para a qualidade ...

O Gespública, apesar de ter sido revogado pelo Decreto 9.094/17, foi um modelo de gestão relevante, cujo propósito era contribuir para a qualidade dos serviços e para a geração de ganhos sociais.”, tendo por princípio básico ser excelente sem deixar de ser público. Esse princípio subdivide-se em seis princípios interligados e interdependentes. Faça uma apresentação sintética destes princípios:


Excelência dirigida ao cidadão: dá sentido e direção aos princípios constitucionais da Administração Pública determinados no artigo 37 da Constituição Federal (BRASIL, 1988). Estabelece atenção prioritária ao cidadão e às suas formas de representação.
Legalidade: os órgãos e as entidades públicas devem obediência estrita à lei.
Moralidade: a gestão pública deve pautar-se num código moral de aceitação pública.
Impessoalidade: não admite tratamentos diferenciados. Todos devem ser atendidos da mesma maneira.
Publicidade: todos os atos e os fatos da Administração Pública são públicos.
Eficiência: no setor público a eficiência está contida em ações e atividades que contribuam para o bem comum, não apenas para qualidade visando à redução de custo.

Essa pergunta também está no material:

AD1_Gestão de pessoas no setor público docx
6 pág.

Gestão de Pessoas no Setor Público Abeu - Centro UniversitárioAbeu - Centro Universitário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Gespública foi um modelo de gestão relevante que tinha como propósito contribuir para a qualidade dos serviços e para a geração de ganhos sociais. Ele se baseava em seis princípios interligados e interdependentes: 1. Excelência dirigida ao cidadão: Priorizava o atendimento ao cidadão e suas formas de representação, alinhando-se aos princípios constitucionais da Administração Pública. 2. Legalidade: Os órgãos e entidades públicas deveriam obedecer estritamente à lei. 3. Moralidade: A gestão pública deveria seguir um código moral de aceitação pública. 4. Impessoalidade: Não era permitido tratamento diferenciado. Todos os cidadãos deveriam ser atendidos da mesma maneira. 5. Publicidade: Todos os atos e fatos da Administração Pública deveriam ser públicos, garantindo transparência. 6. Eficiência: No setor público, a eficiência estava relacionada a ações e atividades que contribuíssem para o bem comum, não apenas visando à redução de custos, mas também à qualidade dos serviços. É importante ressaltar que o Gespública foi revogado pelo Decreto 9.094/17, mas seus princípios continuam sendo relevantes para a gestão pública.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais