Buscar

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES Durante a aplicação de prática da pesquisa, foram encontrados diversos casos de contaminação de alimentos por microrgani...

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Durante a aplicação de prática da pesquisa, foram encontrados diversos casos de contaminação de alimentos por microrganismos corroborando com a teoria apresentada. Entre os microrganismos identificados nos alimentos contaminados, destacam-se Salmonella, coliformes fecais, Escherichia coli, Staphylococcus, Bacillus cereus, Norovírus e Rotavírus, citados por Brasil (2021). Além disso, verificou-se a importância dos cuidados preventivos, como a lavagem das mãos e a higienização adequada dos intensivos e equipamentos utilizados na produção e na manipulação de alimentos, como definidos por Oliveira (2021) e Onuki (2018).
Os resultados obtidos na pesquisa demonstram a necessidade de medidas preventivas e eficazes para garantir a segurança alimentar e prevenção de DTAs. Além disso, evidenciaram a importância da captação dos profissionais envolvidos na produção e manipulação de alimentos, visando à adoção de boas práticas de higiene e prevenção de contaminações. A partir da análise dos resultados e da fundamentação teórica apresentada, tornou-se possível estabelecer diretrizes para a melhoria de qualidade e segurança alimentar, contribuindo para a redução das doenças transmitidas por alimentos no Brasil. Essas contribuições teóricas foram confirmadas pelos resultados da pesquisa, que demonstraram a necessidade de adoção de medidas preventivas e eficazes para garantir a segurança alimentar e prevenir as DTAs. Os dados empíricos reforçam a importância da capacitação dos profissionais envolvidos na produção e manipulação de alimentos, de acordo com Alvez e Ueno (2010). Além disso, os resultados evidenciam a relevância da limpeza constante do ambiente de manipulação de alimentos, em consonância com as informações de Machado, Dutra e Pinto (2015).
Em resumo, os resultados da pesquisa corroboram as informações teóricas consultadas, demonstrando a importância das boas práticas de higiene e segurança alimentar para prevenir as DTAs. Os dados obtidos reforçam a necessidade de medidas preventivas, como a lavagem adequada das mãos e a higienização dos utensílios e equipamentos utilizados na produção e manipulação de alimentos. Essas contribuições teóricas e empíricas são fundamentais para a compreensão da ocorrência e prevenção das DTAs, contribuindo para a promoção da segurança alimentar e para a redução dos riscos de contaminação.

5. CONCLUSÃO
A presente pesquisa sobre Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) no Brasil proporcionou uma análise das causas, sintomas e medidas preventivas dessas doenças, contribuindo significativamente para a compreensão e conscientização sobre a importância da segurança alimentar. Os resultados obtidos ressaltam a relevância de medidas preventivas, tais como a adoção de boas práticas de higiene, a lavagem correta das mãos, a higienização adequada dos ambientes e equipamentos de manipulação de alimentos, além da capacitação dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva alimentar. Uma das principais contribuições desta pesquisa foi a identificação dos microrganismos mais frequentemente associados às DTAs no Brasil, como a Salmonella, coliformes fecais, Escherichia coli, Staphylococcus, Bacillus cereus, Norovírus e Rotavírus. Essa informação é de extrema importância para orientar ações de controle e prevenção, permitindo um direcionamento mais efetivo dos esforços na promoção da segurança alimentar. Além disso, a pesquisa evidenciou a necessidade de conscientização e treinamento dos manipuladores de alimentos, enfatizando a importância da higiene pessoal, bem como a correta manipulação e armazenamento dos alimentos.


Essa pergunta também está no material:

Paper IV
6 pág.

Seminários Interdisciplinares Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que você copiou e colou um trecho de um trabalho acadêmico sobre contaminação de alimentos por microrganismos. No entanto, não vejo uma pergunta específica na sua descrição. Por favor, formule uma pergunta clara para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais