Buscar

Monteiro (2010) afirma que uma das práticas frequentes, no ensino de matemática na educação infantil, “é ensinar um número de cada vez: primeiro o ...

Monteiro (2010) afirma que uma das práticas frequentes, no ensino de matemática na educação infantil, “é ensinar um número de cada vez: primeiro o 1, depois o 2 e assim sucessivamente, enfatizando o seu traçado, o treino e a percepção, por meio de propostas como passar o lápis sobre os algarismos pontilhados, colar bolinhas de papel crepom ou colorir os algarismos, anotar ou ligar o número à quantidade de objetos correspondente (por exemplo, ligar o 2 ao desenho de duas bolas)”. A autora afirma que “esse tipo de prática se apoia na ideia que as crianças aprendem


(A) analisando e comparando a função dos números em gêneros textuais, portadores numéricos ou objetos do cotidiano que conhecem e contenham algarismos.
(B) resolvendo situações problemas relacionadas ao mundo real, mesmo antes de identificar os numerais; que aprendem por meio das brincadeiras, histórias e parlendas.
(C) a contar antes de saber recitar, pois as crianças que sabem dizer os nomes dos números de 1 até 10, por exemplo, já sabem contar, mas, necessariamente, ainda não sabem recitar.
(D) por repetição, memorização e associação e deixa de lado os conhecimentos construídos pelas crianças no seu convívio social.
(E) explorando situações reais de uso dos números, como ir à feira, brincar com dinheirinho, contar os pratos, comparar os números dos sapatos.

Essa pergunta também está no material:

Prova PEB1 Vunesp
24 pág.

Infâncias de 0 A 10 Anos Faculdade Venda Nova do ImigranteFaculdade Venda Nova do Imigrante

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Monteiro (2010), uma das práticas frequentes no ensino de matemática na educação infantil é ensinar um número de cada vez, enfatizando o seu traçado, o treino e a percepção. Essa prática se apoia na ideia de que as crianças aprendem: (A) analisando e comparando a função dos números em gêneros textuais, portadores numéricos ou objetos do cotidiano que conhecem e contenham algarismos. (B) resolvendo situações problemas relacionadas ao mundo real, mesmo antes de identificar os numerais; que aprendem por meio das brincadeiras, histórias e parlendas. (C) a contar antes de saber recitar, pois as crianças que sabem dizer os nomes dos números de 1 até 10, por exemplo, já sabem contar, mas, necessariamente, ainda não sabem recitar. (D) por repetição, memorização e associação e deixa de lado os conhecimentos construídos pelas crianças no seu convívio social. (E) explorando situações reais de uso dos números, como ir à feira, brincar com dinheirinho, contar os pratos, comparar os números dos sapatos. A resposta correta é a alternativa (D) por repetição, memorização e associação e deixa de lado os conhecimentos construídos pelas crianças no seu convívio social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando