Buscar

Diferencie imposto de contribuição social e elenque quais contribuições sociais não são de competência exclusiva da União.

Essa pergunta também está no material:

prova
3 pág.

Criminologia e Psicologia Forense Universidade do Vale do ItajaíUniversidade do Vale do Itajaí

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Claro! Vou te ajudar a entender a diferença entre imposto e contribuição social, além de listar algumas contribuições sociais que não são de competência exclusiva da União. Imposto é uma espécie de tributo que o Estado cobra dos cidadãos e das empresas, com o objetivo de arrecadar recursos para financiar as atividades governamentais. Ele é obrigatório e não está vinculado a uma contraprestação direta por parte do Estado. Exemplos de impostos são o Imposto de Renda (IR), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Já a contribuição social é um tipo de tributo que tem uma finalidade específica, como financiar a seguridade social, a previdência social ou outras políticas públicas. Diferentemente dos impostos, as contribuições sociais estão vinculadas a uma contraprestação direta por parte do Estado. Exemplos de contribuições sociais são a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e a Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS). Quanto às contribuições sociais que não são de competência exclusiva da União, temos algumas como: 1. Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS): é de competência da União, mas também pode ser instituída pelos estados e municípios. 2. Contribuição para o Programa de Integração Social (PIS): também é de competência da União, mas pode ser instituída pelos estados e municípios. 3. Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE): é de competência da União, mas pode ser instituída pelos estados e municípios em casos específicos. 4. Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP): é de competência dos municípios, sendo destinada ao financiamento do serviço de iluminação pública. Lembrando que essa lista não é exaustiva, existem outras contribuições sociais que não são de competência exclusiva da União.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando