Buscar

No processo de ensino-aprendizagem, a proposta de que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade ao resu...

No processo de ensino-aprendizagem, a proposta de que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade ao resultado da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que (re) direcione o aprendizado, impõe que a escola, ao avaliar, adote os seguintes parâmetros, EXCETO:


Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados, porém que não se perca de vista as reflexões sobre o processo de aprendizagem pelos alunos e a legitimação de seus saberes.
Estabelecer que o objetivo primeiro da aferição do aproveitamento escolar não seja a aprovação ou reprovação do educando, mas o direcionamento da aprendizagem e seu consequente desenvolvimento.
Encaminhar os educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere que, qualitativamente, eles tenham atingido um nível satisfatório acerca do que estava sendo ensinado.
Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas cognitivas, afetivas e psicomotoras dos educandos, produzindo uma configuração do que efetivamente foi aprendido.
Tomar decisão sobre as condutas docentes e discentes a serem seguidas, com a reorientação imediata da aprendizagem, caso sua qualidade se mostre insatisfatória, e avaliar se os conteúdos e habilidades que estejam sendo ensinados e aprendidos satisfazem o estabelecimento de ensino.

Essa pergunta também está no material:

Didatica 09
5 pág.

Didatica Especifica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa que não se enquadra nos parâmetros propostos para a avaliação do aproveitamento escolar é: - Encaminhar os educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere que, qualitativamente, eles tenham atingido um nível satisfatório acerca do que estava sendo ensinado. Isso porque a proposta menciona que o objetivo principal da avaliação não é a aprovação ou reprovação do aluno, mas sim o direcionamento da aprendizagem e seu desenvolvimento. Portanto, não se trata de encaminhar os alunos para passos subsequentes, mas sim de reorientar a aprendizagem caso seja necessário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image