Buscar

Questão 7 – A fim de aumentar o portfólio de produtos, os dirigentes da Industria More Tech analisam a possibilidade de lançar novos produtos. Par...

Questão 7 – A fim de aumentar o portfólio de produtos, os dirigentes da Industria More Tech analisam a possibilidade de lançar novos produtos.

Para analisar a viabilidade desses investimentos é necessário calcular a Taxa Requerida de Retorno (TRR).

Esta companhia é possui 45% de endividamento em relação ao seu valor total de mercado. Acredita-se que esse percentual deverá se manter no futuro. O credor estabelece um spread sobre a taxa livre de risco de 2,5%, para compor o custo do capital por ele emprestado. A taxa SELIC está projetada para 12% ao ano.

Uma carteira de ativos diversificada projeta um retorno de cerca de 20% ao ano.
Considere uma alíquota de imposto de renda da ordem de 15%.
Segundo consultores, negócios como esse possuem um coeficiente beta de aproximadamente 1,2.

Calcule o Custo Médio Ponderado de Capital, considerando a alíquota do imposto de renda.


Essa pergunta também está no material:

At
4 pág.

Administração Pontifícia Universidade Católica de Minas GeraisPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC), é necessário considerar a estrutura de capital da empresa e os custos associados a cada fonte de financiamento. No caso da Indústria More Tech, temos as seguintes informações: - Endividamento: 45% - Spread do credor: 2,5% - Taxa SELIC: 12% - Retorno projetado da carteira de ativos: 20% - Alíquota de imposto de renda: 15% - Coeficiente beta: 1,2 O CMPC é calculado pela fórmula: CMPC = (E/V * Re) + (D/V * Rd * (1 - IR)) Onde: - E/V é a proporção de capital próprio em relação ao valor total da empresa (1 - endividamento) - Re é o retorno esperado sobre o capital próprio (retorno projetado da carteira de ativos) - D/V é a proporção de capital de terceiros em relação ao valor total da empresa (endividamento) - Rd é a taxa de juros sobre a dívida (taxa SELIC + spread do credor) - IR é a alíquota de imposto de renda Substituindo os valores na fórmula, temos: CMPC = (0,55 * 0,20) + (0,45 * (0,12 + 0,025) * (1 - 0,15)) CMPC = 0,11 + 0,045 CMPC = 0,155 ou 15,5% Portanto, o Custo Médio Ponderado de Capital (CMPC) da Indústria More Tech, considerando a alíquota do imposto de renda, é de 15,5%.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais