Buscar

Uma das mudanças advindas da reforma trabalhista, foi a formalização da categoria de serviço denominada trabalho intermitente. Agora, as empresas p...

Uma das mudanças advindas da reforma trabalhista, foi a formalização da categoria de serviço denominada trabalho intermitente. Agora, as empresas podem contratar um funcionário para trabalhar esporadicamente e pagar apenas o que for devido pelo período da prestação de serviços. Considerando o disposto na reforma trabalhista, analise as sentenças a seguir:


I- Para o contrato de trabalho intermitente, não se define uma carga horária mínima de trabalho e a jornada máxima não pode ultrapassar 44 horas semanais ou 220 horas mensais.
II- No trabalho intermitente, a convocação da pessoa para o trabalho deverá ser feita por escrito, via correspondência registrada, e o trabalhador terá dois dias úteis para responder ao chamado.
III- Após firmado o contrato de trabalho, a parte que descumprir deverá pagar à outra, no prazo de 30 dias, uma multa de 50% do valor da remuneração acertada.

Essa pergunta também está no material:

rotina de pessoal
1 pág.

Rotina de Pessoal

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as sentenças apresentadas: I- Para o contrato de trabalho intermitente, não se define uma carga horária mínima de trabalho e a jornada máxima não pode ultrapassar 44 horas semanais ou 220 horas mensais. Essa sentença está correta. No trabalho intermitente, não há uma carga horária mínima estabelecida, permitindo que o trabalhador seja convocado apenas quando necessário. No entanto, a jornada máxima semanal não pode ultrapassar 44 horas ou 220 horas mensais, de acordo com a legislação trabalhista. II- No trabalho intermitente, a convocação da pessoa para o trabalho deverá ser feita por escrito, via correspondência registrada, e o trabalhador terá dois dias úteis para responder ao chamado. Essa sentença está incorreta. A convocação para o trabalho intermitente pode ser feita de forma verbal, por qualquer meio de comunicação, desde que fique registrado. O trabalhador tem o prazo de um dia útil para responder ao chamado, não dois dias úteis. III- Após firmado o contrato de trabalho, a parte que descumprir deverá pagar à outra, no prazo de 30 dias, uma multa de 50% do valor da remuneração acertada. Essa sentença está incorreta. Caso haja descumprimento do contrato de trabalho intermitente, a parte que descumprir deverá pagar à outra uma indenização de 50% do valor da remuneração que seria devida no período de convocação, não uma multa. Portanto, a sentença I está correta, a sentença II está incorreta e a sentença III está incorreta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando