Buscar

A promoção de saúde bucal é qualquer atividade que vise melhorar a saúde bucal da população. Ela pode ser realizada de forma preventiva ou educaion...

A promoção de saúde bucal é qualquer atividade que vise melhorar a saúde bucal da população. Ela pode ser realizada de forma preventiva ou educaional. Sempre que possível, as estratégias recomendadas para a prevenção e controle das doenças bucais, incluindo a cárie, deveriam ser parte de uma abordagem comum para o fator de risco no sentido de controlar os riscos comuns às diversas doenças crônicas.

Considere a seguinte situação:


Portanto, supondo que irá realizar um projeto dentro da sua comunidade e que levará conhecimento da saúde bucal à população, quais pontos referentes ao controle de formação de cárie, no âmbito da bioquímica da cárie, você abordaria em uma família que possui cinco crianças pequenas? E quais tratamentos, tanto clínicos quanto preventivos, você sugeriria para esta família em relação à etiologia da cárie?


💡 1 Resposta

User badge image

beatriz costa

Padrão de resposta esperado

Dentre os fatores etiológicos na formação da cárie, existem vários pontos a serem discutidos no sentido de promover a saúde bucal e prevenir novos casos de cárie.

- Verificar os determinantes de saúde.

- Trabalhar com os interessados intra e intercomunidades.

- Ter uma abordagem estratégica.


Os fatores que afetam o surgimento da cárie dentária são influenciados não apenas pela ação individual, mas, também, por fatores sociais, culturais, econômicos e políticos complexos.

a) Fatores nutricionais ou dietéticos.

b) Fatores hereditários.

c) Fatores hormonais.


Como profissional dentista, possuímos a capacidade de interferir em apenas um dos fatores, o nutricional. Principalmente em uma família que possui cinco filhos e que, por questões sociais, não possuem o conhecimento adequado de saúde bucal.

Os fatores nutricionais são especialmente importantes durante a odontogênese, influindo decisivamente na maior ou menor resistência das estruturas à cárie. Além disso, a bioquímica vem, então, para auxiliar a entender estes fatores.

Normalmente, as crianças possuem um alto consumo de leite e de carboidratos simples. Estes que, por serem fermentáveis, ocupam o primeiro posto na linha dos agentes causais da cárie. A ação criogênica dos glicídios não se exerce exclusivamente na superfície do esmalte; não depende, pois, somente da sua fermentação láctica. Agem também como metabólitos, determinando, pelo menos na idade jovem, modificações na composição química do dente. Assim, tendem a aumentar as taxas absolutas de cálcio e fósforo, com sensível redução da relação Ca/P tanto no esmalte quanto na dentina.

Uma higiene bucal inadequada e um alto consumo de carboidratos acelera altamente o processo da cárie.

Estes são os principais pontos a serem reforçados junto a uma comunidade carente, pois, assim, reduz bastante a taxa de formação de cárie. Realizar explicações didáticas e simples quanto ao consumo de açúcares e os seus malefícios é uma alternativa para deixar claro o quanto é importante ter uma boca saudável.


Como a cárie dentária é uma doença muito complexa, que se manifesta em função da ação simultânea de três fatores principais, o hospedeiro, a microbiota e o substrato (dieta), é importante interferir nos três âmbitos para obter um controle adequado de prevenção.


As estratégias que, com maior frequência, são empenhadas para a redução e eliminação da cárie são:

1. Combater o agente microbiano – programas de higiene oral personalizada, remoção da placa ou controle de placa. Na comunidade, o profissional dentista deve influenciar que a população compareça ao seu consultório e faça limpezas e revisões periódicas. Além disso, tentar reduzir o estigma sobre o dentista.

2. Aumentar a resistência dos dentes - utilização de flúor sistêmico (água potável) e tópico (por bochechos). O dentista deve demonstrar o uso correto dos dentifrícios, a escovação e o uso de bochechos. Caso tiver a condição, distribuir amostras dos produtos para, assim, influenciar ainda mais o seu uso.

3. Modificar a dieta (restrição do consumo de açúcares, tanto em forma de alimento quanto de bebida). Deixar claro que um dos principais fatores é o açúcar, então o dentista deve levar exemplos e demonstrações para que auxilie o entendimento dos indivíduos.

O paciente assume um papel muito mais ativo do que passivo no programa preventivo de cárie. A ação do profissional deve ser contínua, pois existem muitas limitações a respeito dos resultados. A formação da cárie depende de vários fatores e é de difícil controle; no entanto, a intervenção profissional sempre traz evoluções e atinge um grande número de pessoas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais