Buscar

quimica e metabolismo de carboidratos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Quimica e metabolismo de carboidratos
1. Marque a alternativa que indica quais os elementos químicos fundamentais encontrados na composição de um carboidrato.
a) Carbono, hidrogênio e hélio. b) Carbono, oxigênio e hidrogênio. c) Carbono, cálcio e potássio. d) Sódio, potássio e carbono. e) Carbono, magnésio e hidrogênio 
2. Podemos classificar os glicídios em três grupos principais: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Marque a alternativa onde encontramos apenas glicídios formados pela união de dois monossacarídeos.
 a) amido e celulose. b) sacarose e celulose. c) frutose e glicose. d) celulose e glicogênio. e) sacarose e lactose.
 3. Sabemos que o amido é uma importante substância de reserva encontrada em plantas e algumas algas. Marque a alternativa correta a respeito do amido.
a) O amido não é um carboidrato. b) O amido é um dissacarídeo, assim como a frutose. c) O amido é um monossacarídeo, assim como a glicose. d) O amido é um polissacarídeo, assim como o glicogênio e a celulose.
 4. As substâncias que se destinam a fornecer energia, além de serem responsáveis pela rigidez de certos tecidos, sendo mais abundantes nos vegetais, são os ______________ sintetizados no processo de ________________.
 a) lipídios, fotossíntese. b) ácidos nucleicos, autoduplicação. c) ácidos nucleicos, fotossíntese. d) álcoois, fermentação. e) carboidratos, fotossíntese. 
5. O papel comum é formado, basicamente, pelo polissacarídio mais abundante no planeta. Este carboidrato, nas células vegetais, tem a seguinte função: 
a) revestir as organelas. b) formar a membrana plasmática. c) compor a estrutura da parede celular. d) acumular reserva energética no hialoplasma.
 6. As plantas e animais utilizam diversos componentes químicos na formação de partes importantes de seus organismos ou na construção de estruturas importantes em sua sobrevivência. A seguir estão citados alguns: I – O esqueleto externo dos insetos é composto de um polissacarídeo. II – As células vegetais possuem uma parede formada por polipeptídeos. III – Os favos das colmeias são constituídos por lipídios. IV – As unhas são impregnadas de polissacarídeos que as deixam rígidas e impermeabilizadas.
 Estão corretas as afirmativas a) I e II. b) I e III. c) I e IV. d) II e III. e) II e IV.
 
7. Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas. Os carboidratos, também chamados de _________________ ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Com exceção do __________, todos os carboidratos são de origem vegetal, e eles podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e ________________. Os ___________ apresentam átomos de carbono em sua molécula e seus principais representantes são a glicose, frutose e ___________. 
a) Energéticos, carne, polissacarídeos, dissacarídeos, lactose. b) Açúcares, mel, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose. c) Hidratos, ovos, oligossacarídeos, polissacarídeos, ácidos nucleicos. d) Substâncias estruturais, peixes, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose. e) Polímeros, ovos, polissacarídeos, monossacarídeos, lactose.
 8. Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta. a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. b) Os polissacarídeos compõem um grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos. c) Os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a celulose, a quitina e o glicogênio. d) Os glicídios, além de terem função energética, ainda participam da estrutura dos ácidos nucleicos, tanto RNA quanto DNA. e) A função do glicogênio para os animais é equivalente à do amido para as plantas. 
9. Cite as principais funções dos carboidratos. 
Reserva energética, estrutura do dna, função estrutural nas células.
10. Como podem ser classificados os carboidratos? 
podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. 
11. Como podem ser classificados os monossacarídeos em relação ao número de carbonos presentes na molécula? E em relação ao grupo funcional presente na molécula? 
Pentoses e Hexoses .Quanto ao grupo funcional podem ser aldoses ou cetoses.
12. Quais são as duas configurações possíveis para a molécula de gliceraldeído? Os monossacarídeos que são biologicamente importantes apresentam que tipo de configuração? 
D- gliceraldeido e L- Gliceraldeido. Os biologicamente importantes apresentam tipo D
13. O que é uma ligação glicosídica? Represente esta ligação.
Ligaçao entre monossacarideos.
14. Como ocorre a ciclização da glicose? 
Aldeído do C-1 reage com OH livre do C-5 ligação hemiacetal, formando 2 estereoisômeros 
15. O que acontece quando a molécula de glicose forma um anel? a) A molécula perde a carbonila. b) A molécula perde um átomo de oxigênio. c) O quinto carbono liga-se ao primeiro carbono. d) b e c estão corretas. e) a e c estão corretas. 
16. O que é verdadeiro para a molécula de sacarose?
 a) É um dissacarídeo; b) Contém glicose; c) É o açúcar que usamos no dia a dia para adoçar nossos alimentos; d) b e c estão corretas; e) Todas as respostas estão corretas;
 17. O que é verdadeiro para a lactose? a) A incapacidade para digerir gera a intolerância ao leite em adultos; b) É um dissacarídeo que vem da clivagem do amido; c) É formada por dois tipos de hexoses; d) a e c estão corretas; e) Todas as respostas estão corretas. 
18. Qual a origem do poder redutor dos carboidratos e por que alguns não possuem tal característica química? Poder redutor é a acapacidade que a hidroxila anomerica tem de ceder seus eletrons
19. Celulose é: a) O terceiro composto orgânico mais abundante na natureza; b) Constituída de glicose que tem o anel na forma \u3b2; c) Um homopolissacarídeo ramificado; d) Um componente do citoesqueleto; e) Todas as respostas estão corretas.
CORREÇAO ; 	celulose é um heteropolissacarideo, é o composto mais abundante
 20. O glicogênio ... a) Ocorre nos cloroplastos e estoca energia; b) Contém diversos tipos de açúcares; c) Ocorre no citoplasma das células animais e contem ramificações; d) b e c estão corretas; e) Nenhuma das respostas acima está correta. 
CORREÇAO: É um homopolissacrideo, logo noa tem diversoso tipos de açucares
21. Descreva a estrutura molecular do amido e da celulose.
Amido estrutura helicoidal, celulose estrutura linear
 22. Diferencie um homopolissacarídeo de um heteropolissacarídeo
Um homopolissacarideo é aquele formado apenas por um tipo de açúcar
heteropolissacarideos apresenta dois ou mais tipos de açucares
Metabolismo de carboidratos
1. Como inicia a digestão de carboidratos como o amido. Qual enzima envolvida nessa primeira etapa? A digestão inicia na boca com ação da enzima amilase salivar. Essa cliva a maioria das ligações alpha 1,4 e atua em ph neutro
2. Como age a enzima α-amilase salivar? Que tipo de ligação ela consegue quebrar? Qual pH ótimo onde a atividade dessa enzima é obtido? A digestão inicia na boca com ação da enzima amilase salivar. Essa cliva a maioria das ligações alpha 1,4 e atua em ph neutro
3. O que acontece com a α-amilase salivar ao chegar ao estômago? Ao chegar no estomago essa enzima é desnaturada devido ao ph muito acido
4. Quando o bolo alimentar chega ao duodeno qual enzima é responsável pela clivagem das moléculas remanescentes de amido? Qual o tipo de ligação ela consegue clivar? Que tipo de moléculas são obtidas dessa hidrólise? 
A enzima amilase pancreática é responsável pelas ligações restantes de alpha 1,4. São obtidas dessa hidrolise dextrinas limites, maltoses e glicoses.
 5. O que é a enzima lactase. Indivíduos com deficiência nessa enzima pode causar problemas? 
A enzima lactase é um catalisador que quebra o dipeptideo lactose em monossacarídeos:galactose e maltose. A deficiência nessa enzima pode causar intolerância a lactose.
6. Quais enzimas são encontradas nas células epiteliais do intestino delgado (borda de escova)? Sobre quais moléculas elas atuam?
Lactase- ligaçoes beta glicosidicas
Maltase alpha 1,4
Isomaltase alpha 1,6
Alpha 1-6 glicosidase é responsável pela hidrolise das ligações alpha 1-6
 7. Como são transportadas para o interior das células epiteliais do intestino delgado as moléculas de glucose, galactose e frutose? Como elas saem?
A glicose e a galactose são epímeros, ambas são transportadas através do co transporte de sódio, transporte ativo e com gasto de energia. Isso ocorre atrás de uma proteína chamada SGLT1. Já a frutose é transportada por difusão facilitada através do GLUT5. O GLUT2 é responsável por fazer todas saírem.

Outros materiais