Buscar

Embora, em extensão, as redes hidroviária e ferroviária do Brasil se assemelhem em tamanho (cerca de 30 mil quilômetros cada uma), entretanto seus ...

Embora, em extensão, as redes hidroviária e ferroviária do Brasil se assemelhem em tamanho (cerca de 30 mil quilômetros cada uma), entretanto seus desempenhos na repartição das cargas transportadas pelo país, têm apresentado maior discrepância, com as ferrovias obtendo 25% do total de toneladas transportadas, e as hidrovias, 17%. A melhor explicação para isso é que:


A privatização do setor ferroviário produziu resultados mais eficientes, em termos de gestão, do que o setor hidroviário, o qual permaneceu estatal e, emperrado por entraves burocráticos, tem atraído poucos clientes.
A rede hidroviária é utilizada exclusivamente na região Amazônica, afastada dos grandes centros, sendo que o modal ferroviário é mais denso no Sudeste, onde o volume de cargas transportadas é bem superior.
A maior parte do modal ferroviário se deve, basicamente, a um único produto: o minério de ferro extraído da Serra dos Carajás, no Pará, e do Quadrilátero Ferrífero do centro de Minas Gerais.
O modal hidroviário ainda não se expandiu no Brasil, por não haver conexão, por canais ou eclusas, entre as bacias Amazônica e do Planalto Central, a despeito de implicar a melhor relação custo/ benefício.
A eficiência do modal ferroviário é maior, pois tem maior escala, o que garante aos produtos um preço menor por toneladas transportada.

Essa pergunta também está no material:

MOBILIDADE E SISTEMAS DE TRANSPORTES_EXERCÍCIOS_AVA1_AVA2
38 pág.

Mobilidade e Sistemas de Transporte Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Deluga MBR

A maior parte do modal ferroviário se deve, basicamente, a um único produto: o minério de ferro

extraído da Serra dos Carajás, no Pará, e do Quadrilátero Ferrífero do centro de Minas Gerais

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A melhor explicação para a discrepância no desempenho das redes hidroviária e ferroviária do Brasil, em relação à repartição das cargas transportadas, é que a privatização do setor ferroviário produziu resultados mais eficientes em termos de gestão, enquanto o setor hidroviário permaneceu estatal e enfrenta entraves burocráticos, o que tem afastado potenciais clientes.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais