Logo Passei Direto
Buscar
Questão 008 No nosso ordenamento jurídico, a família é o pilar que sustenta as organizações sociais e, por esse motivo, merece e recebe a proteção constitucional, contando com a participação do Ministério Público em todos os litígios que envolvem as relações familiares. Por esse motivo,


A) no campo do Direito de Família, predominam as normas de ordem pública. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Privado.
B) no campo do Direito de Família, predominam as normas de ordem patrimonial. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Público.
C) no campo do Direito de Família, predominam as normas de interesse social. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Público.
X D) no campo do Direito de Família, predominam as normas de caráter social. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Privado.
E) no campo do Direito de Família, predominam as normas dispositivas. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Público.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o que sabemos sobre o Direito de Família no ordenamento jurídico brasileiro. A) "no campo do Direito de Família, predominam as normas de ordem pública. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Privado." - Correto que as normas de Direito de Família têm caráter de ordem pública, mas a afirmação sobre a natureza de Direito Privado não é totalmente precisa. B) "no campo do Direito de Família, predominam as normas de ordem patrimonial. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Público." - As normas patrimoniais não predominam no Direito de Família, que é mais amplo. C) "no campo do Direito de Família, predominam as normas de interesse social. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Público." - Embora o interesse social seja relevante, a natureza do Direito de Família é mais relacionada ao Direito Privado. D) "no campo do Direito de Família, predominam as normas de caráter social. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Privado." - Esta alternativa é a mais adequada, pois reconhece que as normas têm um caráter social e que, apesar disso, o Direito de Família é considerado Direito Privado. E) "no campo do Direito de Família, predominam as normas dispositivas. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Público." - As normas do Direito de Família não são predominantemente dispositivas, pois muitas são de ordem pública. Portanto, a alternativa correta é: D) no campo do Direito de Família, predominam as normas de caráter social. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Privado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) no campo do Direito de Família, predominam as normas de caráter social. No entanto, essa característica não retira a sua natureza de Direito Privado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Um dos méritos da Constituição Federal, no âmbito do Direito de Família, é a institucionalização da função social da família, a partir da consagração da igualdade de direitos e obrigações entre os cônjuges, da igualdade de tratamento entre os filhos, entre outros princípios ao menos importantes.
PORQUE
II. De igual modo, é também função social da família propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento digno de seus membros, principalmente para os filhos menores, servindo de meio para a realização dos desejos e das pretensões de seus membros.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. Um dos méritos da Constituição Federal, no âmbito do Direito de Família, é a institucionalização da função social da família, a partir da consagração da igualdade de direitos e obrigações entre os cônjuges, da igualdade de tratamento entre os filhos, entre outros princípios ao menos importantes.
II. De igual modo, é também função social da família propiciar um ambiente saudável para o desenvolvimento digno de seus membros, principalmente para os filhos menores, servindo de meio para a realização dos desejos e das pretensões de seus membros.
A) A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.
B) As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C) A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.
D) As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
E) As asserções I e II são falsas.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.


A) O afeto ganha status de valor jurídico e, com isso, houve a patrimonialização do Direito de Família, em que o indivíduo passou a ter mais valor do que os bens.
B) A família, no decorrer dos tempos, passou a ter uma hierarquia rígida, centrada na autoridade patriarcal, um núcleo econômico e de reprodução, desvinculados dos laços de afeto.
C) A família, no decorrer dos tempos, deixou de ser centrada na autoridade patriarcal, um núcleo econômico e de reprodução para se transformar em um lugar de afetividade.
D) A família, no decor

A) O direito fundamental à família pode ser entendido sob o aspecto da pessoa humana de ter o nome de um pai e de uma mãe no seu assento de nascimento, bem como de seus avôs.


B) O direito fundamental à família pode ser entendido sob o aspecto do direito a ter um lar, assim como um instrumento de desenvolvimento da personalidade dos seus integrantes.


C) O direito fundamental à família é uma criação da pessoa humana com a finalidade de regular as condições mínimas de convívio social, de acordo com a vontade única do Estado.


D) O direito fundamental à família assegura uma convivência pacífica e sistematicamente organizada, de acordo com a vontade única do Estado.

006 Leia o texto a seguir

“É praticamente impossível conceituar-se o Direito de Família, sendo certo que os juristas, quando ao mister se entregam, terminam por referir o seu conteúdo, o seu objeto, como é o caso do conceito esboçado por Clóvis Beviláqua, segundo o qual ‘o Direito da Família é o complexo das normas que regulam a celebração do casamento, sua validade e os efeitos, que dele resultam, as relações pessoais e econômicas da sociedade conjugal, a dissolução desta, as relações entre pais e filhos, o vínculo do parentesco e os institutos complementares da tutela e da curatela’.”
(Fonte: AZEVEDO, Álvaro Villaça. Curso de direito civil: direito de família. V. 6. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2019, p. 21).
Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes a seguir:
I. O Direito de Família é um ramo do que integra tanto o Direito Público quanto o Privado, e que cuida da regulamentação das relações familiares criadas pelo casamento e pela união estável.
II. O Direito de Família é um ramo do Direito Privado que reflete as condições e os modelos sociais, morais e religiosos dominantes na sociedade e cuida da regulamentação das relações familiares em seus diversos arranjos.
III. O Direito de Família é um ramo do Direito Privado, e é considerado um microssistema jurídico, formado por normas cogentes ou imperativas, regulado pelo Estado.
É correto o que se afirma em:


A) I, apenas.
B) II, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

007 No Direito de Família, além das normas de ordem pública, quais as outras modalidades de norma

Mais conteúdos dessa disciplina