Buscar

Em um centro cirúrgico, um estudante de medicina observou que a equipe de médicos e enfermeiros que se encontravam na sala operatória estavam utili...

Em um centro cirúrgico, um estudante de medicina observou que a equipe de médicos e enfermeiros que se encontravam na sala operatória estavam utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como tocas e máscaras. Além disso, notou que o cirurgião principal, o auxiliar e o instrumentador estavam de óculos, realizaram a escovação cirúrgica das mãos, utilizaram luvas estéreis, fizeram uso de instrumentos cirúrgicos estéreis e lançaram mão de agentes antissépticos durante o preparo da pele do paciente. Com base no caso apresentado e sobre os conceitos de antissepsia e assepsia, assinale a alternativa correta:


(alternativa A) O uso de luvas estéreis e a esterilização completa dos instrumentos cirúrgicos envolveu o conceito de antissepsia.
(alternativa B) A utilização de agentes antissépticos na pele do paciente pode ser considerada uma técnica de assepsia.
(alternativa C) O uso de equipamentos de proteção individual (EPI) como óculos de proteção foi essencial para garantir a assepsia da sala operatória.
(alternativa D) (CORRETA) A escovação das mãos exigiu a utilização de técnicas de antissepsia, visando a redução de microrganismos na pele da equipe cirúrgica.

Essa pergunta também está no material:

N1 ESPECÍFICA_CC1_26SETEMBRO2023 - DEVOLUTIVA CADERNO 1
12 pág.

Clínica Cirúrgica Faculdade Santo AgostinhoFaculdade Santo Agostinho

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A escovação das mãos exigiu a utilização de técnicas de antissepsia, visando a redução de microrganismos na pele da equipe cirúrgica. Isso porque a antissepsia é o conjunto de medidas que visam reduzir a quantidade de microrganismos presentes na pele ou mucosas, enquanto a assepsia é o conjunto de técnicas e procedimentos que visam eliminar ou inibir a proliferação de microrganismos em um determinado ambiente, como a sala operatória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais