Buscar

Descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, a doença de Parkinson ou mal de Parkinson é caracterizada por uma desordem progressiva do m...

Descrita pela primeira vez por James Parkinson em 1817, a doença de Parkinson ou mal de Parkinson é caracterizada por uma desordem progressiva do movimento devido à disfunção dos neurônios secretores de dopamina nos núcleos da base, que controlam e ajustam a transmissão dos comandos conscientes vindos do córtex cerebral para os músculos do corpo humano. James Parkinson descreveu os seguintes sinais da doença:

I- Tremor em repouso: primeiro sintoma que se manifesta (justamente por uma falta de regulação do comando do movimento em nível dos núcleos da base), é um tipo de tremor que se manifesta quando o indivíduo não realiza nenhuma ação com o membro. Porém, quando o paciente move o membro, o tremor tende a parar, retornando quando o indivíduo o membro entra em repouso novamente. É caracterizado ainda por ser um sinal precoce da doença, e que aumenta com o estresse.
II- Rigidez: manifesta-se na forma de hipotonia.
III- Bradicinesia/Hipocinesia: movimentos mais lentificados devido ao tônus aumentado da musculatura. Há uma dificuldade para iniciar os movimentos além de uma perda dos movimentos automáticos. Reduz-se, também, a amplitude dos movimentos.
IV- Postura em Flexão: também associado à rigidez. Inicia-se nos braços e vai progredindo para o tronco e membros inferiores.
V- Perda de Reflexos Posturais
VI- Fenômeno de Congelamento: há um bloqueio motor, incapacidade transitória de executar movimentos ativos, apraxia da abertura das pálpebras. Os pés parecem “grudados no chão”.
a) I, II, III, IV, V e VI estão corretas.
b) Apenas I, II, III e IV estão corretas.
c) Apenas II, III, IV e V estão corretas.
d) Apenas III, IV, V e VI estão corretas.
e) Apenas IV, V e VI estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

MEDRESUMO 2016 -  FARMACOLOGIA - 16 - ANTIPARKISONIANOS
6 pág.

Med Resumo 2016 Faculdade de Ciências Biomédicas de CacoalFaculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa d) Apenas III, IV, V e VI estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais