Buscar

Quais os benefícios da microbiota residente bucal? Os benefícios da microbiota residente não reside passivamente em uma região do corpo, mas tem u...

Quais os benefícios da microbiota residente bucal?

Os benefícios da microbiota residente não reside passivamente em uma região do corpo, mas tem uma participação ativa na manutenção da saúde por promoverem o desenvolvimento fisiológico do hospedeiro, como o sistema imunológico, e por impedirem a instalação de micro-organismos exógenos, incluindo bactérias patogênicas.
Apesar de normalmente a microbiota se apresentar como um fator benéfico para o hospedeiro, em algumas situações pode acarretar efeitos prejudiciais.

Essa pergunta também está no material:

Questões-Microbiologia oral
1 pág.

Microbiologia Bucal

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A microbiota residente bucal é composta por diversas espécies de bactérias que habitam a cavidade oral. Entre os benefícios da microbiota bucal estão: - Auxílio na digestão: algumas bactérias presentes na boca ajudam na quebra de alimentos, facilitando a digestão. - Proteção contra patógenos: a microbiota bucal impede a colonização de bactérias patogênicas, que podem causar doenças. - Estímulo ao sistema imunológico: a microbiota bucal ajuda a estimular o sistema imunológico, tornando-o mais eficiente na defesa contra agentes infecciosos. - Prevenção de cáries: algumas bactérias presentes na boca ajudam a prevenir a formação de cáries dentárias. É importante ressaltar que a microbiota bucal pode se tornar prejudicial em algumas situações, como quando há um desequilíbrio na composição das bactérias ou quando há uma higiene bucal inadequada. Por isso, é fundamental manter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais