O determinante de uma matriz, associada aos coeficientes de um sistema de equações lineares, traz informações sobre a solução do sistema. Considere que A seja a matriz dos coeficientes do sistema de equações lineares S, conforme
descrito a seguir: ⎧ ⎪ ⎨ ⎪ ⎩
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre determinantes e sistemas lineares, analise as afirmativas a seguir: I. O sistema linear S é possível e indeterminado, porque det(A)=0 .II. O sistema linear S é possível e determinado, porque det(A)≠0.
III. O sistema linear S tem uma única solução. IV. O sistema S possui infinitas soluções. Está correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I e II.
Incorreta: III e IV.
I, III e IV.
II e III.
Comentários
Ocultar opções de resposta
Resposta correta
Justificativa: Calculando o det(A), temos:
1 2
4 − 1 = 1 ∙ ( )− 1 − ( )2 ∙ 4 = − 1− 8= − 9
Como o det(A)≠0 o sistema é possível e determinado. Assim, a afirmativa I está incorreta, porque o sistema é determinado, pois o det(A)≠0. A afirmativa II está correta, porque o sistema é determinado, já que o cálculo do determinante da matriz A mostra que ele é diferente de zero. A afirmativa III está correta, pois quando o determinante é diferente de zero, o sistema linear possui uma única solução. A afirmativa IV está incorreta, porque no caso de o determinante ser igual a zero é que teríamos infinitas soluções, porém nesse sistema a matriz dos coeficientes apresenta det(A)≠0, e, portanto, uma única solução.
O determinante de uma matriz, associada aos coeficientes de um sistema de equações lineares, traz informações sobre a solução do sistema. O sistema linear S é possível e indeterminado quando det(A)=0. O sistema linear S é possível e determinado quando det(A)≠0. Quando o determinante é diferente de zero, o sistema linear possui uma única solução. No caso de o determinante ser igual a zero, teríamos infinitas soluções. I e III. I e II. Incorreta: III e IV. I, III e IV. II e III.