Buscar

Leia o trecho a seguir: “Alguns dos chamados ‘princípios tributários’ não são, como dizíamos, meros enunciados gerais carentes de normatização pos...

Leia o trecho a seguir:
“Alguns dos chamados ‘princípios tributários’ não são, como dizíamos, meros enunciados gerais carentes de normatização posterior para acentuar sua concretude; são já proposições que atingem um grau praticamente exaustivo de normatividade. Por exemplo, o princípio da anterioridade é uma regra de precisão matemática.”
Fonte: AMARO, L. Direito Tributário Brasileiro. 23. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019, p. 134.
Assim, muitos autores indagam se são princípios ou regras. Tais princípios são tidos como limitadores do poder de tributar do ente federado, já que limitam a competência destes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os princípios tributários, pode-se afirmar que esses:

São limitações constitucionais previstas na Constituição Federal que ultrapassam seus próprios enunciados.
Se confundem uns com outros, já que expressam, por exemplo, que a lei deve ser anterior ao fato gerador do tributo por ela criado ou majorado.
Permitem que o tributo possa ser exigido sem que haja lei anterior ao início do exercício financeiro no qual o tributo e cobrado.
São mandamentos nucleares do sistema tributário que visam a interpretação e aplicação das normas dentro do seu campo de atuação.
Definem regras dentro do Direito Tributário, ou seja, são comandos de normas que ditam regras para serem cumpridas.
a) São limitações constitucionais previstas na Constituição Federal que ultrapassam seus próprios enunciados.
b) Se confundem uns com outros, já que expressam, por exemplo, que a lei deve ser anterior ao fato gerador do tributo por ela criado ou majorado.
c) Permitem que o tributo possa ser exigido sem que haja lei anterior ao início do exercício financeiro no qual o tributo e cobrado.
d) São mandamentos nucleares do sistema tributário que visam a interpretação e aplicação das normas dentro do seu campo de atuação.
e) Definem regras dentro do Direito Tributário, ou seja, são comandos de normas que ditam regras para serem cumpridas.

Essa pergunta também está no material:

tributario 1
5 pág.

Direito Tributário e Processo Tributário Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) São mandamentos nucleares do sistema tributário que visam a interpretação e aplicação das normas dentro do seu campo de atuação. Os princípios tributários são mandamentos fundamentais do sistema tributário que orientam a interpretação e aplicação das normas tributárias, sendo considerados limitadores do poder de tributar do Estado. Eles não se confundem com regras, mas sim com enunciados gerais que possuem um alto grau de normatividade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais