Buscar

Considerando o regramento relativo às sentenças que resolvem o mérito na seara civil, assinale a única opção INCORRETA, registrando sua opção no qu...

Considerando o regramento relativo às sentenças que resolvem o mérito na seara civil, assinale a única opção INCORRETA, registrando sua opção no quadro constante do início da avaliação:

I. Na ação de consignação em pagamento proposta por TERESA em desfavor de VALDIR, estará em sintonia com o ordenamento jurídico brasileiro a afirmativa daquela primeira ao dizer que a coisa julgada é um efeito da sentença proferida na demanda proposta.
Por outro lado, igualmente é correta a assertiva de VALDIR ao dizer em contestação, categoricamente, que se houver a interposição de recurso da sentença proferida na consignação, não há qualquer possibilidade de ocorrer o trânsito em julgado da decisão.
A. (V ) Terá razão a Sociedade Empresária MALAS DIRETAS Ltda., parte requerida do pedido de falência ajuizado por MARCELO, ao afirmar em contestação que existe previsão legal autorizando o órgão julgador a rejeitar o pedido formulado pela parte autora. (Resposta – é o que expressamente determina o inc. I, art. 487, caput, CPC, o que torna a afirmativa correta)
B. (F ) Estará em sintonia com a lei processual a afirmativa de CLAUDIO, na ação de indenização que propôs em desfavor de SAMIRA, ao dizer que no sistema atual o órgão julgador não poderá, mediante resolução do mérito, extinguir o processo ao reconhecer a decadência. (Resposta – trata-se de uma disposição expressa no inc. II, art. 487, CPC, o que torna a afirmativa incorreta)
C. (V ) Estará com a razão RICARDO, na ação de manutenção de posse proposta em seu desfavor por MANOELA, ao afirmar que se as partes identificarem que existe razão no pedido formulado pela autora e fizerem um ajuste para tal reconhecimento, pode o órgão judicial validar tal acordo mediante sentença definitiva. (Resposta – é o que expressamente determina a alínea a, inc. III, art. 487, CPC, o que torna a afirmativa correta)
D. (V ) Na ação de repetição de indébito fazendário proposta por SILVANIA em desfavor do Governo do Distrito Federal, estará com razão este último ao dizer que o órgão julgador poderá resolver o mérito e extinguir o processo ao confirmar a convenção realizada pelas partes. (Resposta – é a hipótese prevista na alínea b, inc. III, art. 487, CPC, que expressamente autoriza tal tipo de sentença, o que torna a afirmativa correta)
E. (V ) É correta a afirmativa de JULIA, em uma prova de concurso, ao dizer que mesmo se ocorrer alguma hipótese de extinção do processo mediante sentença terminativa é possível ser proferida sentença definitiva. (Resposta – é o que expressamente prevê o art. 488, CPC, o que torna a afirmativa correta)

Essa pergunta também está no material:

Gabarito SUBS (1)
6 pág.

Unip Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UniplanCentro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B, pois a afirmativa de Claudio na ação de indenização que propôs em desfavor de Samira, ao dizer que no sistema atual o órgão julgador não poderá, mediante resolução do mérito, extinguir o processo ao reconhecer a decadência, está em desacordo com o art. 487, inc. II, do CPC, que prevê a possibilidade de o juiz extinguir o processo com resolução do mérito quando reconhecer a decadência ou a prescrição.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais