Buscar

Vimos que no direito os princípios servem a três funções básicas: (i) funcionam como normas de conduta (princípio-regra); (ii) orientam o legislado...

Vimos que no direito os princípios servem a três funções básicas: (i) funcionam como normas de conduta (princípio-regra); (ii) orientam o legislador ordinário; e (iii) funcionam como guia para o intérprete e aplicador da norma ao caso concreto. Disserte sobre o princípio da proteção, abordando sua aplicabilidade ou não no processo laboral:

No Direito do Trabalho, assim como no Processo do Trabalho, as regras serão interpretadas mais favoravelmente aos empregados, em caso de dúvida.
O princípio da proteção é questionado pela doutrina, já que confronta com o princípio da igualdade de tratamento (princípio da isonomia).
A maioria da doutrina defende a utilização do princípio da proteção, alegando ser de certa forma um complemento do princípio da igualdade.

Essa pergunta também está no material:

NP1 PROC TRAB NOT - PADRÃO RESPOTA GABARITO
3 pág.

Unip Centro Universitário Planalto do Distrito Federal - UniplanCentro Universitário Planalto do Distrito Federal - Uniplan

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O princípio da proteção é um dos princípios mais importantes do Direito do Trabalho, pois visa proteger a parte mais fraca da relação trabalhista, que é o empregado. Esse princípio é aplicável tanto no âmbito material quanto processual. No processo trabalhista, o princípio da proteção se manifesta na interpretação mais favorável ao empregado em caso de dúvida. Isso significa que, em caso de incerteza sobre a aplicação de uma norma, deve-se optar pela interpretação que mais beneficie o trabalhador. No entanto, o princípio da proteção é questionado por alguns doutrinadores, que argumentam que ele confronta com o princípio da igualdade de tratamento (princípio da isonomia). Isso porque, ao interpretar a norma de forma mais favorável ao empregado, pode-se estar criando uma situação de desigualdade em relação ao empregador. Apesar disso, a maioria da doutrina defende a utilização do princípio da proteção no Direito do Trabalho, alegando que ele é um complemento do princípio da igualdade. Isso porque, ao proteger o empregado, o princípio da proteção busca equilibrar a relação trabalhista, que é naturalmente desigual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais