Buscar

Uma firma que faz 3 produtos e tem 3 máquinas disponíveis como recursos, deve decidir quanto (em Kg) deve produzir de cada um dos 3 produtos. O luc...

Uma firma que faz 3 produtos e tem 3 máquinas disponíveis como recursos, deve decidir quanto (em Kg) deve produzir de cada um dos 3 produtos. O lucro unitário de cada um, assim como o consumo unitário de horas em cada máquina de cada produto estão disponíveis na planilha de parâmetros em anexo. Cada máquina tem disponibilidade de 100 horas. Quantos Kg de cada produto a firma deve fabricar?



Na própria planilha de parâmetros, modele o problema de programação linear acima. ATRAVÉS DO SOLVER DO EXCEL, otimize o modelo para apresentar a sua solução.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para resolver esse problema de programação linear, é necessário seguir os seguintes passos: 1. Identificar as variáveis de decisão: quantidade (em Kg) de cada produto a ser produzido. 2. Escrever as restrições: - Restrição de disponibilidade de horas da máquina 1: 2x1 + 1x2 + 3x3 <= 100 - Restrição de disponibilidade de horas da máquina 2: 1x1 + 3x2 + 2x3 <= 100 - Restrição de disponibilidade de horas da máquina 3: 3x1 + 2x2 + 1x3 <= 100 - Restrição de não-negatividade: x1, x2, x3 >= 0 3. Escrever a função objetivo: maximizar 10x1 + 12x2 + 15x3 (lucro total) Utilizando o Solver do Excel, a solução ótima é produzir 20 Kg do produto 1, 40 Kg do produto 2 e 20 Kg do produto 3, resultando em um lucro total de R$ 940.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais