Buscar

A anemia é um dos principais problemas de saúde pública em escala mundial. Clinicamente, o nutricionista é responsável por fazer a avaliação nutric...

A anemia é um dos principais problemas de saúde pública em escala mundial. Clinicamente, o nutricionista é responsável por fazer a avaliação nutricional do estado de ferro e de outros nutrientes envolvidos, considerando sua importância durante todo o ciclo da vida. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta:

A alimentação adequada, com presença de alimentos ricos em ferro, é eficiente tanto para a prevenção, quanto para o tratamento da deficiência de ferro no organismo.
O nível de ingestão máxima tolerável (UL) de ferro para os homens adultos é menor do que para as mulheres no período de pré-menopausa, uma vez que, para determinar a necessidade média estimada (EAR), foram utilizados no modelo fatorial para homens, as perdas basais relativas ao peso corporal, e, para mulheres, além das perdas basais, as perdas menstruais.
O ferro apresenta-se nos alimentos sob duas formas: heme e não-heme. São boas fontes de ferro heme as carnes e os ovos, enquanto os cereais e as leguminosas contêm ferro não-heme e, portanto, de menor biodisponibilidade.
Deficiência de vitamina B12 é a causa da anemia perniciosa, manifestada pela diminuição do volume corpuscular médio (VCM) sanguíneo, o qual é determinado pela divisão da quantidade de células vermelhas no sangue pelo hematócrito.
Cerca de 50% do conteúdo de ferro do leite humano é absorvido, o que compensa a sua baixa concentração. Entretanto, a biodisponibilidade pode diminuir em até 80% quando outros alimentos passam a ser ingeridos pelo lactente.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Nutricao
1 pág.

Biodisponibilidade de Nutrientes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas." Justificativa: - A afirmativa I está correta, pois a alimentação adequada com alimentos ricos em ferro é eficiente tanto para a prevenção quanto para o tratamento da deficiência de ferro no organismo. - A afirmativa II está correta, pois o nível de ingestão máxima tolerável (UL) de ferro para os homens adultos é menor do que para as mulheres no período de pré-menopausa, uma vez que, para determinar a necessidade média estimada (EAR), foram utilizados no modelo fatorial para homens, as perdas basais relativas ao peso corporal, e, para mulheres, além das perdas basais, as perdas menstruais. - A afirmativa III está correta, pois o ferro apresenta-se nos alimentos sob duas formas: heme e não-heme. São boas fontes de ferro heme as carnes e os ovos, enquanto os cereais e as leguminosas contêm ferro não-heme e, portanto, de menor biodisponibilidade. As afirmativas IV e V estão incorretas, pois a deficiência de vitamina B12 não é a única causa da anemia perniciosa e cerca de 50% do conteúdo de ferro do leite humano não é absorvido, mas sim cerca de 10%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais