Buscar

Em conformidade com o exposto, está correta a fundamentação quanto à localidade da competência da Justiça do Trabalho? Pedro foi contratado como e...

Em conformidade com o exposto, está correta a fundamentação quanto à localidade da competência da Justiça do Trabalho?

Pedro foi contratado como empregado pela empresa “EXPTO”, localizada na cidade de Barueri, Estado de São Paulo, para exercer a função de vendedor de seus produtos na cidade de Manaus, local onde reside.
Após 4 anos de labor, Pedro foi dispensado sem justa causa e propôs ação trabalhista na Vara do Trabalho de Manaus, haja vista que a competência para analisar referida ação seria da Vara do Trabalho de Barueri, local da celebração do contrato de trabalho e sede da empresa.
a) Sim, considerando que na falta de estipulação na legislação trabalhista, é a empresa que escolhe qual vara do trabalho será competente para analisar a ação trabalhista proposta contra ela.
b) Não, considerando que a legislação trabalhista aduz que a competência da Justiça do Trabalho para analisar ação trabalhista proposta pelo empregado é determinada pela localidade onde o empregado prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro e que em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços.
c) Não, considerando que a legislação trabalhista aduz que o Reclamante pode propor ação trabalhista em qualquer lugar ou cidade que desejar, independente do local da prestação de serviços ou local da sua contratação.
d) Sim, considerando que, como a empregada foi contratada para prest

Essa pergunta também está no material:

Questões de Prática J Trabalhista
3 pág.

Prática Jurídica Trabalhista Universidade de FrancaUniversidade de Franca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Não, considerando que a legislação trabalhista aduz que a competência da Justiça do Trabalho para analisar ação trabalhista proposta pelo empregado é determinada pela localidade onde o empregado prestar serviços ao empregador, ainda que tenha sido contratado noutro local ou no estrangeiro e que em se tratando de empregador que promova realização de atividades fora do lugar do contrato de trabalho, é assegurado ao empregado apresentar reclamação no foro da celebração do contrato ou no da prestação dos respectivos serviços. Isso significa que a competência para analisar a ação trabalhista proposta por Pedro é da Vara do Trabalho de Manaus, onde ele prestou serviços à empresa "EXPTO". Mesmo que o contrato tenha sido celebrado em Barueri, a competência não é da Vara do Trabalho de Barueri, mas sim da Vara do Trabalho de Manaus, onde Pedro prestou serviços.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais