Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

MULTIVIX

O livro didático, assim como o currículo prescrito, age especialmente no processo de formação inicial e continuada, no pensamento dos professores e na burocracia escolar. Afetam também os produtores (autores, editores) de material didático, que sempre se esforçam no sentido de reproduzir, nos livros didáticos, o formato e o conteúdo dos currículos. Assim, os livros didáticos no Brasil, como suporte curricular, elementos de políticas educacionais, são – como bem sabemos – veiculadores de ideologias, de propostas culturais e pedagógicas com grande poder de penetração na realidade escolar. As diretrizes legais, os currículos oficiais e o livro didático são apenas alguns dos níveis em que se opera a seleção cultural.”

 

GOMES, C. R. A. S. TRINDADE, D. A. ECOTEN, M. C. F. Metodologia do ensino de história [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2016.

 

Com base no fragmento acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

I. O livro didático é apenas uma das fontes que podem ser utilizadas pelo professor no ensino de História. Para que os objetivos de aprendizagem sejam atendidos de forma satisfatória, oferecendo ao aluno todas as competências e habilidades necessárias para um determinado nível, deve-se utilizar as inúmeras fontes, materiais e linguagens disponíveis.

 

PORQUE

 

II. O currículo deve ser construído utilizando-se uma série de processos e significados que devem envolver tanto a cultura escolar quanto a cultura da vida cotidiana. O ensino de História contribui na busca da compreensão do processo de construção dos saberes, dos currículos, e da forma de utilização das fontes, ampliando a responsabilidade do professor para que o aprendizado do aluno alcance as competências e habilidades necessárias.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Escolha uma opção:

a.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c.

As asserções I e II são proposições falsas.

d.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


User badge image
sabrina pagani

há 3 anos

User badge image
sabrina pagani

há 3 anos

Respostas

User badge image

Solange Peixoto

há 3 anos

A opção correta é:

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina