Buscar

ESTUDO DAS INTERAÇÕES FARMACOLÓGICAS ASSOCIADAS EM ADMINISTRAÇÕES EM CONJUNTO COM LEITE E DERIVADOS Texto base   O hipotireoidismo é uma doença que...

ESTUDO DAS INTERAÇÕES FARMACOLÓGICAS ASSOCIADAS EM ADMINISTRAÇÕES EM CONJUNTO COM LEITE E DERIVADOS

Texto base

 

O hipotireoidismo é uma doença que afeta um grande número de pessoas em todo mundo, sua causa é a deficiência na produção dos hormônios da tireoide, em especial a tiroxina, também conhecida com T4, para tanto, a levotiroxina sódica, é o hormônio sintético utilizado para a sua reposição.

A glândula da tireoide está localizada na base do pescoço, que tem a função de controlar o metabolismo do organismo, influenciando diretamente como o corpo gere as suas energias, sua função sempre será de produzir hormônios suficientes para manter o organismo em equilíbrio, de acordo com as condições atuais de vida do paciente.

Quando o paciente apresenta uma diminuição na produção desses hormônios, a reposição deverá na maioria dos casos, ser realizada com levotiroxina (T4) artificial, para que ocorra a conversão para T3, pois o mesmo é utilizado pelo organismo como o hormônio ativo. Se a reposição medicamentosa fosse realizada diretamente com o T3, possivelmente haveria um risco de super dosagem hormonal.

A interação com derivados do leite pode ocorrer devido as ligações ocorrentes do fármaco a sais de cálcio no intestino, diminuindo significativamente a sua biodisponibilidade, interferindo na absorção da levotiroxina; geralmente recomenda-se um intervalo de 4 horas entre a administração do fármaco com suplementos alimentares ou derivados do leite, a fim de garantir uma absorção eficaz.

 COM BASE NO TEXTO A CIMA, E AS MENSÕES DA DISCIPLINA RELIZE UMA ATIVIDADE DESCRITIVA SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE FÁRMACO/NUTRIENTE E FÁRMACO/FÁRMACO.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto acima, podemos observar que a interação entre a levotiroxina sódica e derivados do leite pode diminuir a biodisponibilidade do fármaco, interferindo na sua absorção. Isso ocorre devido às ligações do fármaco com sais de cálcio no intestino. Por isso, é recomendado um intervalo de 4 horas entre a administração do fármaco com suplementos alimentares ou derivados do leite, a fim de garantir uma absorção eficaz. Quanto às interações entre fármaco/nutriente e fármaco/fármaco, é importante destacar que essas interações podem ocorrer de diversas formas, como por exemplo, alterando a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos. Alguns exemplos de interações incluem a administração de um fármaco com alimentos que podem diminuir a sua absorção, a administração de dois fármacos que competem pelo mesmo receptor, ou ainda a administração de um fármaco que inibe a enzima responsável pelo metabolismo de outro fármaco, aumentando assim a sua concentração no organismo. Por isso, é importante que os profissionais de saúde estejam atentos às possíveis interações entre os fármacos e outros nutrientes ou medicamentos que o paciente esteja utilizando, a fim de garantir a eficácia e segurança do tratamento.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando