Buscar

Questão 8/60 Uma jovem de 19 anos, com história de dor no hipocôndrio direito, colúria, icterícia e massa palpável, foi submetida a tomografia comp...

Questão 8/60 Uma jovem de 19 anos, com história de dor no hipocôndrio direito, colúria, icterícia e massa palpável, foi submetida a tomografia computadorizada de abdome, que sugeriu a presença de uma lesão cística de vias biliares. Realizou uma colangiorressonância, que evidenciou uma dilatação da via biliar extra-hepática com aspecto fusiforme, diâmetro transverso de 10cm, litíase vesicular, porém sem coledocolitíase e sem alterações das vias biliares intra-hepáticas. Com relação ao caso descrito e ao manejo das neoplasias císticas das vias biliares, assinale a alternativa correta:


trata-se de um provável caso de dilatação cística das vias biliares tipo I pela classificação de Todani, cujo tratamento envolve a realização de uma colecistectomia, ressecção do colédoco e derivação biliodigestiva em Y de Roux
O tratamento dos cistos biliares depende do tipo (classificação de Todani). Nos tipos I, II e IV, podem ser realizada colecistectomia, ressecção do colédoco e hepaticojejunostomia em Y de Roux. A doença de Caroli é caracterizada no tipo V, em que temos múltiplos cistos intra-hepáticos; fibrose portal pode ocorrer. Os cistos biliares estão associados a um risco aumentado de câncer, particularmente colangiocarcinoma, mas também pode haver câncer de vesícula biliar.
O tratamento dos cistos biliares depende do tipo (classificação de Todani). Nos tipos I, II e III, podem ser realizada colecistectomia, ressecção do colédoco e hepaticojejunostomia em Y de Roux. A doença de Caroli é caracterizada no tipo IV, em que temos múltiplos cistos intra-hepáticos; fibrose portal pode ocorrer. Os cistos biliares estão associados a um risco aumentado de câncer, particularmente colangiocarcinoma, mas também pode haver câncer de vesícula biliar.
O tratamento dos cistos biliares depende do tipo (classificação de Todani). Nos tipos II, III e IV, podem ser realizada colecistectomia, ressecção do colédoco e hepaticojejunostomia em Y de Roux. A doença de Caroli é caracterizada no tipo V, em que temos múltiplos cistos intra-hepáticos; fibrose portal pode ocorrer. Os cistos biliares estão associados a um risco aumentado de câncer, particularmente colangiocarcinoma, mas também pode haver câncer de vesícula biliar.
O tratamento dos cistos biliares depende do tipo (classificação de Todani). Nos tipos I, II e III, podem ser realizada colecistectomia, ressecção do colédoco e derivação biliodigestiva em Y de Roux. A doença de Caroli é caracterizada no tipo V, em que temos múltiplos cistos intra-hepáticos; fibrose portal pode ocorrer. Os cistos biliares estão associados a um risco aumentado de câncer, particularmente colangiocarcinoma, mas também pode haver câncer de vesícula biliar.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1411
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "O tratamento dos cistos biliares depende do tipo (classificação de Todani). Nos tipos I, II e III, podem ser realizada colecistectomia, ressecção do colédoco e derivação biliodigestiva em Y de Roux. A doença de Caroli é caracterizada no tipo V, em que temos múltiplos cistos intra-hepáticos; fibrose portal pode ocorrer. Os cistos biliares estão associados a um risco aumentado de câncer, particularmente colangiocarcinoma, mas também pode haver câncer de vesícula biliar."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais