Buscar

Paciente do sexo masculino, 15 anos de idade, estudante, procura atendimento médico com queixa de febre baixa vespertina há cerca de 3 semanas asso...

Paciente do sexo masculino, 15 anos de idade, estudante, procura atendimento médico com queixa de febre baixa vespertina há cerca de 3 semanas associada ao aparecimento de caroços no pescoço e na virilha e dor de garganta. Refere discreto aparecimento de manchas no tronco no início dos sintomas. Previamente hígido, sem uso de medicações. Pratica regularmente exercícios físicos. Nega uso de drogas, etilismo ou tabagismo. Sobre esse quadro clínico, assinale a alternativa correta.

A - O diagnóstico de mononucleose infecciosa é o mais provável, sendo necessária a solicitação de exames sorológicos para elucidação diagnóstica.
B - O diagnóstico de dengue é o mais provável, sendo necessária a solicitação de exames sorológicos para elucidação diagnóstica.
C - O diagnóstico de hepatite aguda viral é o mais provável e, além dos exames sorológicos para hepatites A, B e C, devem ser indicados repouso e interrupção ingesta alcóolica por pelo menos 6 meses.
D - O diagnóstico de sífilis secundária é o mais provável, sendo necessária a solicitação de exames sorológicos para elucidação diagnóstica.

Essa pergunta também está no material:

Banco de Questões - Clínica Médica-1788
1 pág.

Clínica Médica I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Pela descrição do quadro clínico apresentado, o diagnóstico mais provável é o de mononucleose infecciosa (alternativa A), que é uma doença viral comum em adolescentes e adultos jovens, caracterizada por febre, dor de garganta, aumento dos gânglios linfáticos no pescoço e na virilha, além de fadiga e mal-estar. A presença de manchas no tronco também é um sinal comum da doença. O diagnóstico pode ser confirmado por meio de exames sorológicos específicos. É importante que o paciente seja orientado a repousar e evitar atividades físicas intensas até a resolução dos sintomas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais